Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

"Les arts fédérateurs d’unité européenne"



O projeto "Les arts fédérateurs d’unité européenne" foi uma oportunidade para ligar os patrimónios nacionais dos países participantes aos movimentos artísticos europeus, destacando as ideias subjacentes a esta criação artística.

 O objetivo deste projeto  ( ver filme aqui) era construir gradualmente, nos alunos, a ideia de que a Arte transmite significado, valores e uma identidade europeia. A ideia permitiu associar cada expressão artística, proposta pelas diferentes escolas, aos valores europeus.

Desde objetos, espetáculos e práticas artísticas para alunos, a Arte permitiu mostrar a progressiva construção da ideia europeia. Para isso, cada parceiro organizou atividades em torno do campo artístico que selecionou: literatura, escultura, pintura, artesanato, dança, fotografia, música. Essas atividades foram partilhadas entre os diferentes parceiros durante a mobilidade ou trocas virtuais.

Esses intercâmbios permitiram unir os alunos em torno de valores europeus comuns. Este trabalho foi realizado contando com parceiros culturais locais, como museus, salas de espetáculos e com o apoio dos parceiros políticos.

AO Escolas

Dia do Exército
No passado dia 24 de outubro de 2022, os alunos do 12.º Ano no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento organizaram uma palestra no Auditório Municipal da Povoação com o tema “Segurança, Defesa e Paz” e “Igualdade de Género”, com o intuito de esclarecer ao Secundário o papel da mulher no Exército, o tipo de contratos existentes e uma exposição sobre os símbolos e a história da bandeira nacional.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Día de los Muertos - A comemoração mais conhecida do México
Comemorado anualmente nos dias 1 e 2 de novembro, no México, principalmente em Águas Calientes, na Cidade do México, em Morelos, em Oaxaca e Quintana Roo, o Día de los Muertos (Dia dos Mortos, em português) é a tradição mais popular do país, que se materializa em visitas aos túmulos de entes queridos e na preparação de altares com fotografias, velas, flores, comida, entre outros objetos. Acredita-se que durante estas celebrações as almas têm a oportunidade de voltar do além para estarem perto dos seus.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

Sapadores de Lisboa registam 292 ocorrências devido a inundações
Os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram 292 ocorrências entre as 21:00 de quarta-feira e as 07:30 de hoje devido ao mau tempo que se abateu na capital, a maioria das quais inundações em habitações e na via pública.
 
Sindicato fala em adesão total à greve de tripulantes até às 08:30
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que convocou a greve de tripulantes de TAP, disse hoje que a adesão foi total, até cerca das 08:30, tendo apenas partido voos de serviços mínimos ou da Portugália.
 
APAVT reúne mais de 750 congressistas nos Açores para pensar futuro do turismo
O 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) começa esta quinta feira, em Ponta Delgada, nos Açores, contando com 751 congressistas para, segundo a associação, fazer um balanço e pensar o futuro do setor.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados