Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

É importante haver um jornal escolar


Inês Vieira

Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.

A minha opinião baseia-se em vários aspetos, ou seja, a ideia de criar um jornal na escola permite que o trabalho dos alunos seja conhecido por mais pessoas além dos professores e também permite que este seja mais valorizado. Nas aulas de português, por exemplo, escrevemos textos quer em oficinas de escrita quer para avaliação, sendo os mesmos selecionados pela professora, como forma de motivação e de recompensa por todos o esforço despendido, para serem publicados no jornal. Desta forma, os alunos, em geral, sentem-se mais autoconfiantes, mais reconhecidos e acabam por se empenhar mais.

Há quem defenda outra posição, argumentando que o jornal é apenas um papel e que não tem importância nenhuma, mas eu posso dizer que cada vez que sai um texto meu no jornal da escola eu sinto que, de alguma forma, o meu trabalho está a ser enaltecido e é isto que me faz ter mais vontade para escrever cada vez que a professora lança um novo desafio. Além disso, a minha família gosta de ler o que escrevo, sentindo um grande orgulho não só nas opiniões que defendo, nas histórias que crio, nos versos que me saem da alma, mas também pelo facto de haver uma valorização do meu trabalho enquanto estudante.

Em suma, acho uma ideia ótima e importante todas as escolas terem um jornal escolar, porque os alunos sentem-se prestigiados e ficam mais empenhados ao verem os seus textos publicados e a serem partilhados com toda a comunidade.

 

Inês Vieira, 9.ºF

AO Escolas

EBS da Povoação implementa calendário escolar em regime semestral
A EBS da Povoação decidiu, no final do ano letivo passado, no âmbito da autonomia da escola, propor a alteração do seu calendário letivo para 2020/2021, passando do regime periodal para o semestral.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Alunos da EBSP limpam as praias dos Palames e do Morro
O Dia Internacional da Limpeza Costeira é celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Um novo ano começa.
Este será um ano diferente, um ano de novos desafios e novos procedimentos. Um ano em que não nos deveremos esquecer do uso da máscara, de cumprir todas as regras de prevenção tais como a de distanciamento social, a de etiqueta respiratória e a de higiene das mãos.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

Sindicatos de professores pedem "melhoriais" no estatuto da carreira
Os sindicatos dos professores dos Açores defendem que o próximo Governo Regional deve proceder à introdução de "melhorias" no estatuto da carreira docente e querem decisões políticas para "reverter o ciclo de degradação" das condições do exercício da profissão.
 
Duas Margens 01 outubro
O Retrato dos Açores – Pordata 2020 e a eventual execução coerciva da demolição e requalificação com recurso a posse administrativa do terreno das galerias comercias da Calheta Pêro de Teive, por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada foram dois dos temas em coma da mesa do programa “Duas Margens” desta semana. Pedro Arruda e Jorge Macedo, analisaram ainda, o Plano de Recuperação e Resiliência da UE e o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, candidatos à Presidência dos EUA da América.
 
BE alerta para dificuldades no acesso aos cuidados de saúde
O Bloco de Esquerda/Açores entregou uma queixa ao provedor do utente da Saúde, alertando para as dificuldades de acesso a cuidados médicos e à falta de recursos humanos em todas as ilhas do arquipélago.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.