Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa - Jovens em GEOAÇÃO!


LOGOClubeDeGeocaching

As atividades extracurriculares são cada vez mais importantes no percurso de aprendizagem e crescimento de cada aluno. O clube escolar que a seguir se apresenta é disso um exemplo. Com apenas dois anos de atividade regista já um largo número de participantes que cada vez mais se envolvem numa atividade que promove o conhecimento e o contacto com a natureza.

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa funciona desde 2017, tendo resultado de várias atividades sobre Geocaching, realizadas anualmente e desde 2014, nesta escola, inseridas no plano anual de atividades (PAA), contando sempre com a colaboração do Conselho Executivo, professores e alunos. Tem como entidades parceiras: Câmara Municipal de Lagoa (CML), Clube Náutico de Lagoa, EXPOLAB, OVGA (Casa dos Vulcões), OASA (Observatório Astronómico dos Açores – Santana) e a Associação Ecológica – Amigos dos Açores. A sua conta de Geocaching (clubedegeocachingesl) foi ativada a 25 de setembro de 2017 e é desde janeiro de 2020 uma conta “Premium”.

Conta neste ano escolar (2019/2020) com cerca de oitenta alunos inscritos e com oito professores dinamizadores, sendo coordenador o professor Luis Filipe Machado, que tem por adjunto o professor Marco Pereira. Desde a sua criação, que, anualmente se inscrevem, em média, neste Clube, mais de cem alunos. Neste ano escolar os professores dinamizadores deste Clube são: Ana Luísa Machado, Eduarda Moniz, Luis Machado, Marco Pereira, Nuno Branco, Rosa Cabral, Sofia Catela e Vasco Bairos.

Por proposta da Câmara Municipal da Lagoa foram já produzidas mais de quinze caches temáticas sobre assuntos importantes e históricos para este concelho. No ano de 2018 e sob a orientação do professor Marco Pereira, este clube participou no Concurso Internacional de Filmes de Geocaching (GIFF – 2018) com o filme “DREAM”, tendo obtido uma honrosa posição.

O clube tem dado um importante contributo na formação dos alunos dos cursos profissionais na área: do Turismo Rural e Ambiental e da Gestão Ambiental. Também tem colaborado na realização dos cursos de Geocaching (creditados), para professores, enquanto ferramenta educativa, promovidos pelo Newrónio (entidade formadora desta Escola) e realizados com formandos de várias escolas e de várias ilhas. Também já foram ministrados workshops, destinados quer a alunos quer a professores sobre a “utilização do GPS”. Também vários alguns e professores deste Clube participaram, com o apoio do Expolab e da Câmara Municipal da Lagoa, num workshop sobre “Programação em impressoras 3D”. A partir desta formação o Clube produziu os seus primeiros trackables, tendo sido vários “lançados” em caches de Geocaching, encontrando-se, nesta altura, a “navegar” pelo mundo…

Algumas das atividades organizadas por este clube têm sido: atividades formativas em sala de aula, produção de caches de Geocaching, visitas de estudo, percursos de trilhos, atividades náuticas (de canoagem e mergulho), organização de conferências e de eventos (nomeadamente eventos CITO que são atividades de proteção do meio ambiente) e atividades de caracter desportivo no âmbito da canoagem e mergulho.

Este Clube, no âmbito da parceria existente, também tem colaborado com a CML na atualização do “roteiro urbano” e no “roteiro de trilhos pedestres – Rota da Água” deste concelho, respetivamente em 2018 e 2019, com as turmas finalistas do 12º ano dos Cursos Técnico profissionais de Turismo Rural e Ambiental.

O Clube participa, desde há três anos, em todas as edições do jornal Diário da Lagoa (com meia página ou uma página A3) e, desde 2018, mensalmente, no suplemento Neurónio do jornal Açoriano Oriental. Também atualiza, mensalmente, as informações relativas ao Clube, na página (website) da Escola Secundária da Lagoa, bem como no facebook do clube. Também, e desde julho de 2019, que mensalmente, é produzido e publicado, um cartoon relativo ao Geocaching (da autoria da professora Sofia Catela, que é uma das professoras dinamizadoras deste clube).

Este Clube tem participado e colaborado com várias iniciativas de atividades escolares, como por exemplo: as atividades comemorativas dos aniversários da Escola Secundária da Lagoa; o “Dia do Prosucesso”, os “Encontros TOPA” e nas várias Feira de Ocupação de Tempos Livres (eventos organizados pelo Gabinete de Desporto e Juventude e pela Associação de Pais da EBI da Lagoa).

Entretanto é de salientar que, ao longo destes anos, o Clube já dispões de vários equipamentos GPS e de aparelhos de comunicações (walky-talkys), bem como alguma indumentária, poise ao longo dos vários anos escolares foi entregue aos alunos e professores, t-shirts, polos e polares, alusivos ao Clube.

Registe-se, ainda, que este Clube é uma das entidades “apoiantes” da Geotour Azores” (projeto do Governos Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, que “utiliza” o Geocaching, como ferramenta promotora do Turismo nos Açores), sendo, por isto, nesta Escola, a “sede” deste projeto.

Neste momento, consta no perfil de Geocaching deste Clube, que: já encontrou cerca de 1.100 caches, produziu 28 caches (entre caches: tradicionais, multi-caches, caches-enigma, caches letter-box, earthcaches, cache wherigo, eventos e eventos-cito). Também já “descobriu” mais de 700 trackables e recebeu 51 souvenirs. Por outro lado, é de ter em conta que já foram atribuídos mais de 108 “favoritos” a caches do Clube e que o Clube tem (produziu) uma woodcoin e uma geocoin, ambas alusivas ao clube).

Registe-se que, neste ano escolar (2019/2020) um dos elementos do Clube (o aluno Rodrigo Travassos) está a desenvolver o seu trabalho final do curso profissional (Prova de Aptidão Profissional – PAP), ao nível do 12º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, sobre “Geocaching – Uma ferramenta turística”, sendo esta a primeira PAP ligada ao Geocaching e Turismo, apresentada e defendida na Região Autónoma dos Açores.

O clube identifica-se no Geocaching como “ClubedeGeocachingESL”, podendo ser contatado através do E-mail: [email protected] ou através da página do Facebook: “Clube Geocaching ESL”.

Brevemente podem consultar algumas notícias das muitas atividades desenvolvidas.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gasolina sobe 3,9 cêntimos por litro e gasóleo 1,7 cêntimos nos Açores em abril
O preço da gasolina nos Açores sobe 3,9 cêntimos por litro na segunda-feira e o preço do gasóleo 1,7 cêntimos por litro, de acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial.
 
Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados