As expetativas dos mais novos para o novo ano letivo.
Em cada ano letivo eles aí estão, com um brilho diferente nos olhos! Receios, muita esperança, cheios de vontade para mudar o mundo... De autocarro, de carro ou a pé, chegam apressados, estão curiosos para saber o que lhes reserva mais um ano letivo que é também o início de um novo percurso, de um novo ciclo de estudos. Aqui ficam algumas das suas expetativas, transmitidas na primeira pessoa.
Este ano, espero manter as notas do ano anterior, mas sei que tenho de me esforçar mais nos estudos. Eu espero dar-me bem com colegas e professores.
Acho que vou gostar muito dos trabalhos em grupo, pois vou precisar de fazer mais pesquisas. Nas aulas, vou esforçar-me mais, estando atento, mas sei que, uma vez ou outra, me vou distrair.
Este ano, também terei de ter muito mais cuidado com os livros, não posso escrever, estragar ou assinalar alguma coisa, pois foi a escola que os emprestou.
Estou a gostar da escola. O que me surpreendeu foi ter sala de convívio, um ginásio de ginástica, três laboratórios e cacifos.
Diogo Matias, 7.º A
Vamos começar novamente a escola, mas com uma nova escola e novos professores. Foi até difícil separar-me de alguns dos meus amigos, mas a vida segue.
Tenho grandes expectativas, pois acho que durante estes anos vou aprender vou aprender muito dentro da sala de aula e fora dela. Admito que estou muito empolgado por umas disciplinas e por outras nem tanto.
Este ano, um dois meus objetivos é manter ou até melhorar as minhas notas do ano passado, e espero dar-me bem com os meus colegas.
Acho que este ano vai ser repleto de aventuras e experiências novas.
João Vieira, 7.º A
Depois das férias de verão, , voltamos à escola e à nossa rotina habitual: acordar, comer, fazer a higiene pessoal, vestir e ir para a escola. Mas este ano não vai ser como os outros, porque temos professores novos, que espero que sejam amigos da turma, que saibam explicar bem e tirem todas as nossas dúvidas. Também tenho vários colegas de turma novos que espero que tenham respeito na sala de aula e pelos colegas.
Acho que este ano vamos aprender várias coisas de que nem fazíamos ideia. Espero ter só positivas, de preferência quatros e cincos, pois sou empenhada e quero aprender.
E estas são as minhas expectativas para este ano letivo.
Maria Carolina Benevides, 7.º A
Neste ano escolar, espero aprender mais e manter as minhas notas.
Tenho muitas expectativas que este ano será mais difícil que o 6.º Ano, pois estou numa escola nova, como matérias e professores novos, mas acho que vai correr tudo bem.
Até agora, gostei de todos os professores, porque são simpáticos e rigorosos com o comportamento e a matéria.
Em relação às disciplinas, tem umas que não são novidade e muitas novas matérias de que gosto, como Ciências e Físico-Química, pois temos experiências nos laboratórios.
Já conhecia todos os meus colegas da antiga escola exceto um, porque veio de outra escola.
Por fim, os meus objetivos para este ano é manter os cincos que vêm do 6.º Ano.
Miguel Marques, 7.º A
No sétimo ano, espero aprender bastante, fazer novos amigos, ter boas notas, aprender a ser uma pessoa melhor, a pensar no meu futuro, um futuro bem sucedido, e lembrando sempre que tudo o que aprendo nas aulas vou usar no meu futuro.
Jorge Rebelo, 7.º A
As minhas expectativas para este ano são alargar o meu horizonte de ideias para textos, melhorar os meus conhecimentos e vocabulário.
Relativamente aos professores, espero que sejam bons, porque eu penso que para ser um bom aluno é preciso ter bons professores.
Espero fazer novos amigos, porque eu acho que é muito importante fazer amigos para o aluno ficar alegre.
Os meus objetivos pessoais são: ter boas notas, como é óbvio, passar de ano, melhorar o meu inglês, aprender francês, ser melhor ainda em Matemática e ser bom em Português.
Francisco Ventura, 7.º D
Neste ano, espero fazer novas amizades, pretendo passar de ano, aprender coisas novas de todas as matérias. Espero que gostem de mim como aluna e como amiga, e ter boas notas.
Tatiana Duarte, 7.º D
Estas férias foram um pouco diferentes, porque só pensava nos estudos.
Estava muito ansiosa e nervosa. Eu sabia que agora vai ser diferente. Novas matérias, mais estudo e a dificuldade a aumentar.
Espero que este ano corra tudo bem, pois quero deixar os meus pais orgulhosos.
Carlota Ferreira, 7.º D
É tudo novo, escola, cadernos, colegas, e muito nervosismo.
No primeiro dia de aulas, eu imaginava uma turma má, com muitos alunos repetentes e professores mauzinhos, mas foi tudo ao contrário! As minhas expectativas estavam muito baixas.
O que eu mais quero é aprender sobre os animais, em Ciências. Em Português, quero aprender mais sobre a gramática e em Matemática quero aprender a fazer contas mais complicadas.
Os meus colegas e professores são bonzinhos e amigos. Eu espero ter um ótimo ano!
Catarina Andrade 7.º D
Um rapaz chamado Diogo estava numa escola nova, com professores e amigos novos.
Um dia, na aula de Português, a professora disse para o menino Diogo apresentar as suas expectativas para o novo ano. E lá foi ele. Começou a falar e disse que as suas expectativas eram ter muitas positivas, aprender muitas coisas novas, conhecer os novos colegas e professores, ver a nova escola e passar todos os anos.
No final, os outros colegas também fizeram as suas apresentações e a professora deu a sua aula de Português como planeado.
Diogo Cimbron, 7.º E
O Regresso às Aulas
Olá, eu sou o Alexandre e estou de volta à escola.
Eu só conhecia o Afonso e o Alex na minha turma, o resto dos colegas eu não conhecia, mas parece que me adaptei bem.
Gosto muito dos professores e dos colegas, porque são simpáticos e divertidos.
Espero passar de ano sem nenhuma negativa e ter boas notas.
As minhas matérias preferidas são Educação Física e Português. Adoro essas disciplinas. Em Educação Física, nós “brincamos”. Quanto a Português, como eu gosto de ler, também acho que é uma matéria boa.
Um bom ano letivo para todos.
Alexandre Silva, 7.º E
A meta para este ano
Este ano, espero ter novos amigos. Espero que os professores sejam amigos dos alunos, mas também rigorosos.
Neste ano, quero melhorar as minhas notas, vou fazer o meu melhor, tornar-me boa aluna, vou respeitar os professores, funcionários, colegas e amigos.
Em relação aos professores, espero apanhar professores bons, e que quando for para trabalhar, é para trabalhar, e quando for para rir, é para rir.
As minhas expectativas para este ano são melhorar as minhas notas e o comportamento, para ser alguém no futuro. A minha meta é ter cincos pelo menos nas matérias mais importantes.
Gosto muito de aprender coisas novas e espero aprender cada vez mais ao longo deste ano letivo.
Os meus objetivos pessoais são melhorar como pessoa e tirar o curso que quero, para ser alguém no futuro.
Érica Coelho, 7.º E
Este ano estou numa escola nova, novos professores e colegas, ano novo de escolaridade. Com tudo isto, expectativas e objetivos pessoais.
As expectativas que tenho são altas, pois observo que os professores são espetaculares, que é uma escola grande com muitas condições e que os meus colegas são divertidos. Acho que as matérias que vamos aprender vão tornar-me mais inteligente e vão ser muito importantes para o meu futuro.
Os objetivos pessoais que tenho são continuar a ter notas boas, a empenhar-me bastante, cumprir sempre as regras, fazer novos amigos, nunca desistir e sair deste ano repleta de novas aprendizagens. Assim, espero superar todos os desafios e atingir as metas. Tenho a certeza que este ano vou aprender bastante e divertir-me muito.
Por fim, espero cumprir o meu 7.º ano com os objetivos todos superados.
Alice Raimundo, 7.ºB
Um novo ciclo
Bom, para este ano, tenho boas e más expectativas.
Começaremos pelas boas. Tenho a noção que, este ano, irei dar-me bem aqui, nesta escola, irei fazer várias amizades novas, conhecer professores novos, estar num ambiente diferente… e isso é bom, pois diferenciar faz bem.
No entanto, não nos podemos esquecer das más. Como é um novo ano, vai ficando cada vez mais difícil, ou seja, o stress irá ser maior, muitos e muitos testes, cabeça baralhada, ansiedade, estudos, dúvidas, vergonha, “não consigo”, etc. Mas, no final de tudo, vamos ter que passar por isso para um dia mais tarde valer a pena todo o sofrimento/ dificuldade que passámos.
Maria Melo, 7.º B
O início do ano letivo
A escola começou e temos matérias novas, livros e material escolar novos e também novas expectativas.
Tenho vários objetivos para este ano, como passar de ano, ter boas notas e conhecer novos amigos. Também estou curioso para ter novas disciplinas, como Físico-Química e Geografia. Espero que os professores e os meus colegas também estejam motivados. Os professores para ensinar e os colegas para aprender.
Espero que este ano letivo corra bem. Vou esforçar-me para isso!
Tomás Cordeiro, 7.ºB
Um novo ano começa
Um novo ano letivo começa, professores novos, cadernos novos, amigos novos, as más memórias ficaram para trás e as boas vêm connosco na nossa mente. Cabeça limpa e foco neste ano.
Espero ter bons professores, que me ajudem no que for preciso, novas matérias para aprender, como Físico-Química, Geografia, Teatro, etc. Espero também alcançar as minhas metas, que são manter as minhas boas notas, continuar a ser uma boa pessoa e, claro, o que todos querem: fazer novos amigos.
Espero que tudo me corra bem e que as minhas altas expectativas valham a pena, que, no fim do ano, possa sentir-me realizado e motivado para continuar o meu percurso escolar.
Tomás Espínola, 7.ºB
O que eu mais queria era passar de ano, porque assim eu acabo a escola mais rápido. Mas, para isso, tenho que estar muito atento nas aulas, tirar boas notas, estudar.
Quando eu perdi o 7.º ano, a minha mãe tirou-me o telemóvel e o futebol, que são as coisas de que mais gosto. Este ano, vou fazer de tudo para poder passar para o 8.º, para não acontecer o mesmo do ano passado.
Só quero levantar as minhas notas, comportar-me melhor para poder passar de ano.
Afonso Ferreira, 7.ºC
Quando cheguei a esta escola, voltou tudo: as rotinas, o trabalho… na turma havia pessoas que não conhecia e hoje sou “amiga” de todos eles. Como é óbvio, sendo uma escola nova, não conhecia nenhum professor/a.
Este ano quero melhorar o meu comportamento, as minhas notas, que não são péssimas, mas queremos sempre subir, queremos mais, não é?
Nesta escola, tenho muitas mais matérias do que tinha o ano passado e, por isso, tenho que estudar bem e gerir o meu tempo, porque também tenho treinos.
Espero passar o ano, nunca perdi e confesso que cheguei a esta escola e tenho medo de me perder, mas vamos ter fé, que tudo vai correr bem.
Enfim, são estes os meus objetivos, expectativas para este ano, para esta escola nova.
Cheila Cabral, 7.ºC