Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Aprender uma Língua com videojogos


Aprender uma língua com videojogos_ pag4

Os videojogos são cada vez mais uma ferramenta informática com múltiplas utilidades. Vamos abordar em diversos capítulos algumas utilidades para além do carácter lúdico. Vamos começar pela forma como eles podem ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira.

São frequentes as traduções e dobragens de vários tipos de media para o português. No que diz respeito ao domínio da língua materna, é benéfico que esta seja explorada nas suas mais variadas formas, sendo o livro uma das melhores abordagens. Sem minimizar a importância do domínio do português, atualmente, a competência de falar, ler e escrever em inglês não deve ser ignorada. Mas um livro numa língua estrangeira pode ser assustador para um iniciante. Os jovens podem aprender inglês com videojogos, ora comunicando com jogadores de diferentes nacionalidades, em que o inglês é a língua de ligação, ora em atividades em inglês que recorrem aos videojogos. O inglês é frequentemente a língua nativa de muitos videojogos, sendo que a interface destes está frequentemente naquela língua, forçando a sua aprendizagem. Outros videojogos encontram-se repletos de texto e áudio em inglês cuja compreensão é fundamental para se conseguir jogar. Contudo, a tendência tem ido no sentido da tradução integral. Procura-se facilitar a interação, mas perde-se uma oportunidade de aprendizagem de uma língua. A tradução pode constituir uma mais valia, mas no caso de muitos videojogos, melhor será que se opte pela sua língua original, proporcionando a aprendizagem da mesma.

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada"
"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada" é a manchete deste domingo do Açoriano Oriental.
 
Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores
O Governo dos Açores apresentou sexta-feira, em Ponta Delgada, uma anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, com vista à recuperação e transformação social e económica da Região nesta nova fase de regresso progressivo à normalidade, contando para isso com a participação de todos os Açorianos
 
Benfica contrata defesa Gilberto e guarda-redes Helton Leite até 2025
Os futebolistas brasileiros Gilberto, defesa proveniente do Fluminense, e Helton Leite, guarda-redes que pertencia ao Boavista, são os mais recentes reforços do Benfica, tendo ambos assinado contrato até 2025, anunciou hoje o clube lisboeta.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.