Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Aprender uma Língua com videojogos


Aprender uma língua com videojogos_ pag4

Os videojogos são cada vez mais uma ferramenta informática com múltiplas utilidades. Vamos abordar em diversos capítulos algumas utilidades para além do carácter lúdico. Vamos começar pela forma como eles podem ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira.

São frequentes as traduções e dobragens de vários tipos de media para o português. No que diz respeito ao domínio da língua materna, é benéfico que esta seja explorada nas suas mais variadas formas, sendo o livro uma das melhores abordagens. Sem minimizar a importância do domínio do português, atualmente, a competência de falar, ler e escrever em inglês não deve ser ignorada. Mas um livro numa língua estrangeira pode ser assustador para um iniciante. Os jovens podem aprender inglês com videojogos, ora comunicando com jogadores de diferentes nacionalidades, em que o inglês é a língua de ligação, ora em atividades em inglês que recorrem aos videojogos. O inglês é frequentemente a língua nativa de muitos videojogos, sendo que a interface destes está frequentemente naquela língua, forçando a sua aprendizagem. Outros videojogos encontram-se repletos de texto e áudio em inglês cuja compreensão é fundamental para se conseguir jogar. Contudo, a tendência tem ido no sentido da tradução integral. Procura-se facilitar a interação, mas perde-se uma oportunidade de aprendizagem de uma língua. A tradução pode constituir uma mais valia, mas no caso de muitos videojogos, melhor será que se opte pela sua língua original, proporcionando a aprendizagem da mesma.

AO Escolas

Alguns conselhos para o equilíbrio funcional
No atual contexto em que vivemos torna-se particularmente importante, manter o equilíbrio físico, psicológico e emocional. Estivemos a viver fechados dentro das nossas casas, afastados das principais rotinas de trabalho, dos amigos, das diversões… descuidámos um pouco a imagem e o vestuário, petiscámos mais vezes e fizemos menos exercício.
 
Escola Secundária da Lagoa
Alunos da EFTH dão palestra para colegas na Ilha das Flores
No passado dia 18 de maio, os nossos formandos do 1º Ano do Curso de Técnico de Restaurante/Bar, João Vieira, Rui Oliveira e Toni Silva, oriundos da Ilha das Flores, proferiram uma palestra junto dos alunos do PROFIJ da Escola Básica e Secundária das Flores.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
EFTH: dois cursos aprovados para o próximo ano letivo
A Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada prepara já o regresso à normalidade com a abertura das inscrições para os cursos a lecionar no próximo ano letivo.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

10 de Junho assinalado nos Açores com poucos convidados e sem condecorações
A cerimónia do 10 de Junho nos Açores será realizada, "atendendo às atuais circunstâncias" de pandemia de covid-19, com "um número reduzido de convidados" e sem condecorações, informou o gabinete do Representante da República.
 
Santa Clara com testes negativos ao Covid-19 na véspera do jogo com o Braga
O plantel, equipa técnica e restante comitiva do Santa Clara testou negativo ao Covid-19, revelou o clube em comunicado de imprensa. Teste foi realizado na quinta-feira.
 
Acompanhe o relato do Santa Clara - Sporting de Braga na Açores TSF
A Rádio Açores TSF acompanha o regresso à competição do Santa Clara e vai transmitir em direto, a partir da Cidade do Futebol, em Oeiras, o encontro da 25.ª jornada entre os açorianos e o Sporting de Braga. O jogo tem início às 18h00 (hora dos Açores) e relato está a cargo do jornalista Rui Almeida.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.