Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

2º lugar no concurso nacional ATG-Ciência Viva


A aluna Alexandra Silva, no âmbito do Projeto “Jovens à Descoberta”, frequentou entre 8 e 12 de julho o estágio Biomarcadores em cancro Gástrico, no centro de Investigação do Porto I3S e venceu o segundo lugar no Concurso ATG-Ciência Viva.

 

O Prémio ATG-Ciência Viva é atribuído a estudantes que participem em estágios de verão “Ciência no Laboratório” promovidos pelo Programa Ciência Viva e pela Associação ATG (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology).

Após o estágio, os alunos são desafiados a realizar um relatório de atividades com o qual concorrem ao prémio ATG-Ciência Viva. O objetivo deste prémio é reconhecer os melhores relatórios como forma de estimular o interesse dos alunos para a ciência e as questões científicas no domínio das Ciências da Vida e da Saúde.

Em julho de 2019 decorreu mais uma edição da Bolsa Jovens à Descoberta . Já no seu quarto ano de implementação, a edição deste ano possibilitou novamente  a quase dezena e meia de alunos do 12º ano da ESLagoa a frequência de diversos estágios do programa Ciência Viva em Férias.

Esta iniciativa foi vista desde a primeira hora como uma mais valia pela Câmara Municipal de Lagoa que assim possibilita aos jovens do concelho a frequência de estágios em áreas diversas da ciência, investigação, saúde e tecnologia .  São experiências bastante enriquecedoras e potenciadoras de um conhecimento e desenvolvimento transversal de competências extra curriculares de todo úteis para os seus percursos formativos.

Enquanto Cidade Educadora, o Municipio de Lagoa vai ao encontro dos grandes desafios para o século XXI: “investir na Educação de cada pessoa”.  A par das competências desenvolvidas, também a vivência do ambiente universitário em toda a sua dimensão se revela de extrema importância quando estes alunos se encontram à porta de entrar para esse novo percurso formativo. A ESLAgoa e a Câmara Municipal de Lagoa orgulham-se deste investimento na formação dos nossos jovens.

Segue-se o elenco das instituições e estágios frequentados pelos nossos alunos.

Centro de Investigação de Saúde e Ambiente - CISA, no Porto.

-Viagem guiada ao centro do tecido sanguíneo;

- Investigar em saúde com organismos modelo;

- Eye love science;

- Atividades terapêuticas das plantas medicinais e outros produtos de origem natural;

Universidade da Ciências da Vida - Universidade Nova de Lisboa

 - Vem descobrir as Ciências da Vida

Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP - Porto

- A Matemática e a inteligência das redes neuronais artificiais;

Unidade Técnico científico de Engenharia Eletrotécnica e Industrial -Instituto Politécnico de Castelo Branco

- Construção e Controlo de drones I;

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, Vila Real

- Aprender citogenética num laboratório de diagnóstico

I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - Porto

- Biomarcadores em cancro gástrico;

 Instituto de Telecomunicações - IT - Lisboa

-Introdução às telecomunicações (Intel 2).

AO Escolas

Workshop de Kodu - 1º Ciclo » Workshop 2.º/3.ºCiclo - Modelação 3D
Realizaram-se, no passado dia 14, na Biblioteca da EBS da Povoação, um workshop de Kodu para o 1º Ciclo e um Workshop de Modelação 3D para o 2.º e 3.ºCiclo, pelo Clube de Programação e Robótica da escola, no âmbito da Semana do Código 2020.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
PROFIJ - Empregado de Restaurante-Bar
Os alunos do curso realizaram atividades resultantes de uma parceria letiva nas aulas de Formação Tecnológica organizadas pelos docentes das UFCD "Cozinha - Organização e funcionamento" e "Operações de cálculo e unidades de medida".
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
Produtos livres de pesticidas utilizados na EFTH
Turma de Técnico de Cozinha/Pastelaria do 2º ano, acompanhada pelo Formador Nuno Santos, realizou uma visita de estudo às instalações da quinta Bio Kairós, em Ponta Delgada.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

Cuidados Intensivos reforçadas com mais 202 camas e 350 enfermeiros
 Os cuidados intensivos vão ser reforçadas com mais 202 camas e vão ser contratados mais 350 enfermeiros para estas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou este sábado o primeiro-ministro.
 
Lisboa e Porto entre concelhos que vão entrar em confinamento parcial
Os concelhos de Lisboa e do Porto estão entre os 121 municípios que entrarão em confinamento parcial a partir de quarta-feira devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.
 
Dever de recolhimento e teletrabalho obrigatório em 121 concelhos a partir de 4.ª feira
Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador, devido à covid-19, anunciou hoje o Governo.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.