Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

2º lugar no concurso nacional ATG-Ciência Viva


A aluna Alexandra Silva, no âmbito do Projeto “Jovens à Descoberta”, frequentou entre 8 e 12 de julho o estágio Biomarcadores em cancro Gástrico, no centro de Investigação do Porto I3S e venceu o segundo lugar no Concurso ATG-Ciência Viva.

 

O Prémio ATG-Ciência Viva é atribuído a estudantes que participem em estágios de verão “Ciência no Laboratório” promovidos pelo Programa Ciência Viva e pela Associação ATG (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology).

Após o estágio, os alunos são desafiados a realizar um relatório de atividades com o qual concorrem ao prémio ATG-Ciência Viva. O objetivo deste prémio é reconhecer os melhores relatórios como forma de estimular o interesse dos alunos para a ciência e as questões científicas no domínio das Ciências da Vida e da Saúde.

Em julho de 2019 decorreu mais uma edição da Bolsa Jovens à Descoberta . Já no seu quarto ano de implementação, a edição deste ano possibilitou novamente  a quase dezena e meia de alunos do 12º ano da ESLagoa a frequência de diversos estágios do programa Ciência Viva em Férias.

Esta iniciativa foi vista desde a primeira hora como uma mais valia pela Câmara Municipal de Lagoa que assim possibilita aos jovens do concelho a frequência de estágios em áreas diversas da ciência, investigação, saúde e tecnologia .  São experiências bastante enriquecedoras e potenciadoras de um conhecimento e desenvolvimento transversal de competências extra curriculares de todo úteis para os seus percursos formativos.

Enquanto Cidade Educadora, o Municipio de Lagoa vai ao encontro dos grandes desafios para o século XXI: “investir na Educação de cada pessoa”.  A par das competências desenvolvidas, também a vivência do ambiente universitário em toda a sua dimensão se revela de extrema importância quando estes alunos se encontram à porta de entrar para esse novo percurso formativo. A ESLAgoa e a Câmara Municipal de Lagoa orgulham-se deste investimento na formação dos nossos jovens.

Segue-se o elenco das instituições e estágios frequentados pelos nossos alunos.

Centro de Investigação de Saúde e Ambiente - CISA, no Porto.

-Viagem guiada ao centro do tecido sanguíneo;

- Investigar em saúde com organismos modelo;

- Eye love science;

- Atividades terapêuticas das plantas medicinais e outros produtos de origem natural;

Universidade da Ciências da Vida - Universidade Nova de Lisboa

 - Vem descobrir as Ciências da Vida

Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP - Porto

- A Matemática e a inteligência das redes neuronais artificiais;

Unidade Técnico científico de Engenharia Eletrotécnica e Industrial -Instituto Politécnico de Castelo Branco

- Construção e Controlo de drones I;

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, Vila Real

- Aprender citogenética num laboratório de diagnóstico

I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - Porto

- Biomarcadores em cancro gástrico;

 Instituto de Telecomunicações - IT - Lisboa

-Introdução às telecomunicações (Intel 2).

AO Escolas

Todo o cuidado é pouco
A 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19 (Coronavirus Disease 2019) uma pandemia. Esta doença respiratória, causada pela infeção com o coranavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), tendo uma alta capacidade de contágio espalhou-se por dezenas de países, afetando milhares de pessoas em pouco tempo. Cada pessoa infetada pode contagiar outras antes de começar a manifestar sintomas como febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias.
 
Escola Secundária da Lagoa
21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)
Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

Governo salvaguarda encaminhamento de passageiros que fizeram quarentena à chegada à Região
O Conselho do Governo aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que salvaguarda o encaminhamento de passageiros por via aérea, nos casos em que o passageiro cumpra ou tenha cumprido quarentena ou isolamento profilático, nos termos estabelecidos por determinação legal ou regulamentar e nos demais casos em que a Autoridade de Saúde Regional determinar.
 
SATA Air Açores remota operação sexta-feira, Azores Airlines em junho para Lisboa e Madeira
A partir de sexta-feira, dia 29 de maio, a SATA Air Açores retoma gradualmente as ligações interilhas, enquanto que a Azores Airlines, retoma, a 15 de junho, as ligações aéreas para Lisboa e Madeira.
 
Congresso da Sociedade debate futuro da ilha do Faial
O PSD/Açores organiza sexta-feira, dia 29 de maio, às 21 horas, a quinta sessão do Congresso da Sociedade, em que será debatido o futuro do Faial, ouvindo as opiniões e propostas dos cidadãos da ilha.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.