Açoriano Oriental
Vida de José do Canto inspira "Uma Família Açoriana"
O livro "Os Cantos", de Maria Filomena Mónica, sobre uma das famílias mais representativas do Século XIX, serviu de base à série "Uma Família Açoriana", atualmente em rodagem na ilha de São Miguel.
Carregando o video...

Autor: Rui Jorge Cabral

Esta série de oito episódios, produzida pela Cinemate e Cinepalco para a RTP, com estreia prevista para o final deste ano, é uma típica saga familiar onde os acontecimentos que marcaram a história de São Miguel nos anos 1800 - como a construção do Porto de Ponta Delgada - se cruzam com os dramas pessoais de uma família cujos horizontes iam muito para lá da ilha.

Maria Filomena Mónica e António Barreto fizeram inclusivamente o pré-guião da série, desenvolvido e concluído por João Nunes. Há, naturalmente, muita ficção no meio da verdade histórica, mas é José do Canto que podemos ver em Vasco Ataíde da Câmara, interpretado por Nicolau Breyner, bem como a sua família na sua mulher Maria Isabel (Maria João Luís) e nos seus filhos António (Duarte Guimarães), Pedro (Nuno Gil) e Margarida (Maria Leite). Do elenco principal faz ainda parte Catarina Wallenstein no papel de Rose, a filha do cônsul americano por quem os dois filhos de Vasco Ataíde da Câmara irão entrar em conflito.

As filmagens na ilha de São Miguel vão durar quatro semanas, sendo a série completada com mais algumas cenas de interior em Lisboa, numa história que também dá um salto até Paris.

Vasco Ataíde da Câmara é apresentado na série com um patriarca e grande impulsionador da modernidade na ilha de São Miguel. Num período temporal que abrange uma década, assistimos à sua luta junto do Poder Central pela construção de um porto em Ponta Delgada, essencial para exportação da laranja, de que era um dos grandes produtores, mas também aos problemas que vão dividindo os seus seus filhos, que regressaram à ilha depois dos estudos em Inglaterra, bem como à perda da sua mulher.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados