Furacão Lorenzo

Várias freguesias de cinco ilhas sem energia elétrica

A passagem do furacão “Lorenzo” nos Açores deixou algumas freguesias de cinco ilhas sem eletricidade, sendo que parte da vila das Lajes, nas Flores, está sem energia, segundo a elétrica regional.



Após ponto de situação às 09h00 de hoje, fonte da Eletricidade dos Açores (EDA) adiantou à Lusa que na ilha Graciosa (grupo Central) a freguesia da Guadalupe “ainda não tem energia”.

Também no grupo Central, na ilha de São Jorge, a freguesia do Topo “ainda não tem energia” e na ilha do Pico a zona mais afetada é o concelho da Madalena, de acordo com a mesma fonte.

Já na ilha do Faial, na freguesia da Feteira e em parte das freguesias de Castelo Branco e Cedros ainda não foi reposta a energia.

Segundo a mesma fonte, nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Corvo a energia elétrica “está em funcionamento normal”.

A empresa avança estar a desenvolver “todos os esforços para a rápida reposição do fornecimento de energia elétrica às populações”, adiantando que a operação “apenas está a ser dificultada pelas condições atmosféricas que ainda se fazem sentir nas várias ilhas”.


PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.