Açoriano Oriental
Treze forças políticas concorrem às regionais de outubro
Treze forças políticas apresentaram listas às eleições legislativas regionais dos Açores, a 16 de outubro, mais uma que em 2012, sendo os círculos de São Miguel e compensação os únicos a que todas se candidatam.
 Treze forças políticas concorrem às regionais de outubro

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com a informação disponibilizada pela Gestão da Comarca dos Açores, apresentaram pela primeira vez candidatura às regionais o MAS - Movimento Alternativa Socialista, o Partido Democrático Republicano, o PURP - Partido Unido dos Reformados e Pensionistas e o Livre.

Concorrem também todos os partidos com assento no parlamento regional - PS, PSD, CDS-PP, CDU, Bloco de Esquerda e Partido Popular Monárquico – e, ainda, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza, o Partido da Terra (MPT) e o PCTP-MRPP.

PS, PSD, BE, CDU, PDR, MPT e PAN têm candidaturas em todos os círculos eleitorais, dez no total: nove coincidentes com cada uma das ilhas e um círculo regional de compensação (que junta os votos que não permitiram eleger deputados nos círculos de ilha).

Já o CDS-PP não se apresenta ao Corvo, enquanto o PPM não entregou lista pelo círculo das Flores, onde apoia o cabeça de lista centrista, Paulo Rosa, “tendo em conta o trabalho que fez entre 2008 e 2012 e o desaparecimento das Flores do debate parlamentar na atual legislatura”.

O PCTP-MRPP concorre na Terceira, Faial, São Jorge, Santa Maria, Pico, São Miguel e compensação.

Em São Miguel e no círculo de compensação entregaram igualmente listas o PURP e o MAS, duas estreias nas regionais, enquanto o Livre, também uma novidade nestas eleições, soma àqueles dois círculos a candidatura pelo Pico.

Nas próximas eleições regionais, o círculo de São Miguel elege 20 deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores, mais um do que em 2012, passando São Jorge a eleger menos um parlamentar.

Segundo o mapa com o número de deputados a eleger para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a sua distribuição pelos círculos eleitorais, publicado na página da Internet da Comissão Nacional de Eleições, estão inscritos 228.259 eleitores, mais 3.048 do que nas regionais de 2012, que vão escolher um total de 57 deputados para o parlamento regional.

O aumento do número de deputados a eleger por São Miguel deve-se ao crescimento do número de eleitores na maior ilha do arquipélago, que, comparativamente às eleições de há quatro anos, tem mais 2.819 eleitores inscritos, passando de 124.387 para 127.206 eleitores.

O segundo maior círculo eleitoral do arquipélago, a ilha Terceira, mantém a eleição de dez deputados (52.459 eleitores) para o parlamento regional.

Faial, com 13.019 eleitores, e Pico (13.496) continuam a assegurar a eleição de quatro deputados cada.

As ilhas das Flores (3.187), Graciosa (4.411), Santa Maria (5.499) e São Jorge (8.648) serão representadas na Assembleia Legislativa por três deputados cada uma.

O Corvo, o círculo eleitoral mais pequeno dos Açores, com 334 eleitores, elege apenas dois deputados, o mesmo número de 2012.

Pelo círculo de compensação mantém-se a eleição de cinco deputados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados