Açoriano Oriental
Três desenhos no reverso de quadro de Leonardo
Três desenhos que poderão ter sido criados por Leonardo da Vinci foram descobertos no reverso de um quadro do mestre florentino "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana", que se encontra exposto no Museu do Louvre, em Paris.
Três desenhos no reverso de quadro de Leonardo

Autor: Lusa/AO Online
De acordo com o museu parisiense, na sequência de um exame laboratorial do quadro pelo departamento de pintura, os especialistas fizeram a descoberta "excepcional" de uma cabeça de cavalo, a metade de um crânio humano, e de um menino Jesus com um cordeiro.

    Exames mais aprofundados realizados pelo Centro de Pesquisa e de Restauro dos Museus de França confirmaram a presença dos desenhos cujo estilo evoca a obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), mas serão feitos mais testes para o comprovar.

    Esta descoberta é considerada excepcional porque os desenhos executados no reverso de quadros são muito raras, e até ao momento eram desconhecidos exemplos na obra de Leonardo da Vinci.

    "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana" é uma pintura de grandes dimensões que retrata a Virgem Maria sentada ao colo da mãe, Santa Ana, e o menino Jesus a brincar com um cordeiro, numa cena intimista da vida familiar dos personagens em plena natureza.

    No reverso da pintura, os especialistas descobriram, através de câmaras de infra-vermelhos, desenhos traçados em painéis de madeira constituídos por quatro pranchas verticais.

    A cabeça de cavalo tem 18 centímetros de altura e dez de largura, e o animal parece querer apanhar algo com o focinho.

    O segundo desenho mede cerca de 16,5 centímetros de altura por dez de lagura e representa metade de um crânio com a sua cavidade orbital, parte da cavidade nasal e do maxilar, com os dentes.

    Numa outra prancha foi descoberta uma figura do menino Jesus com 15 centímetros de altura. O desenho apresenta apenas meio corpo do menino, com a cabeça virada para a direita, brincando com um cordeiro, que poderá estar relacionado com o representado no quadro "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana".
louvre
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados