Açoriano Oriental
Terço do Romeiro certificado com a marca coletiva “Artesanato dos Açores”

O Terço do Romeiro acaba de ser integrado na listagem das produções artesanais passíveis de serem certificadas pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”, promovida e dinamizada pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).

Terço do Romeiro certificado com a marca coletiva “Artesanato dos Açores”

Autor: AO Online /GA

O anúncio foi feito esta sexta-feira no espaço do Artesanato dos Açores em Ponta Delgada, Azores in a Box, pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

“O Terço do Romeiro é uma peça de confeção artesanal identitária e com inestimável valor histórico, cultural e religioso. Nesse sentido, e considerando que a sua confeção implica um elevado rigor técnico, decidiu-se pela sua inclusão como produto certificável, precisamente para que as empresas artesanais possam requerer a certificação e, deste modo, utilizar o selo da marca coletiva de certificação ‘Artesanato dos Açores’”, explicou.

Na sessão, onde participaram a Coordenadora do CADA, Alexandra Andrade, o Historiador José Teixeira Dias e o Artesão Eduardo Câmara, foi também apresentado o novo kit temático da “Azores in a Box” – o Kit do Romeiro, “através do qual pretende-se promover, em simultâneo, o Terço como produto certificado e uma tradição de elevado valor identitário que remonta ao século XVI e muito enraizada na ilha de São Miguel”. 

Com a inclusão deste novo produto, sobe para 23 o número de produtos e produções artesanais passíveis de certificação pela marca “Artesanato dos Açores”, isto é, regulamentados, “o que dá bem nota do trabalho apurado de recolha histórica e de avaliação técnica para que possamos continuar a garantir e a promover o reconhecimento do valor artesanal e patrimonial dos produtos certificados com o selo ‘Artesanato dos Açores’”. 

O Centro de Artesanato e Design dos Açores conta, atualmente, com um total de 131 Unidades Produtivas Artesanais (UPA) certificadas com a marca “Artesanato dos Açores”, espalhadas por todas as ilhas dos Açores, 17 das quais foram atribuídas esta quinta-feira, dia 30, pela Comissão Técnica de Acompanhamento. 

O processo de certificação da marca coletiva “Artesanato dos Açores”, criada em 1998 pela Portaria nº 89/98, de 3 de dezembro, e regulamentada pela Portaria n.º 111/2021 de 14 de outubro de 2021, assenta na confiança de quem adquire produtos artesanais de origem certificada. A estes produtos, por representarem uma valorização cultural e de qualidade, é-lhes exigido um rigor técnico mais elevado, inerente à submissão do produto à Comissão Técnica de Acompanhamento que irá avaliar e acompanhar todo o processo.

A listagem de produtos certificados pelo “Artesanato dos Açores” pode ser consultada no portal da internet artesanato.azores.gov.pt .


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados