Açoriano Oriental
Sismo de 4,0 na escala de Richter sentido nos Açores
Um sismo que atingiu os 4,0 na escala de Richter foi sentido e registado esta madrugada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sismo de 4,0 na escala de Richter sentido nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo, até ao momento, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) em Flamengos e Horta na Ilha do Faial”.

De acordo com o instituto, o epicentro do sismo registado pelas 04:35 localizou-se a cerca de 30 km a Oeste do Capelo (Faial).

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,0 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

Segundo o IPMA, a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.