Açoriano Oriental
Semana de homenagem a José Saramago abre hoje em Nova Iorque
O prémio Nobel da Literatura José Saramago vai ser homenageado, em Nova Iorque, entre esta quinta-feira e 1 de novembro, com um conjunto de iniciativas, entre as quais leituras públicas, cinema e música.
Semana de homenagem a José Saramago abre hoje em Nova Iorque

Autor: Lusa/AO online

A segunda edição da Semana José Saramago em Nova Iorque, "Saramago's Week in NY", apresentada na passada segunda-feira, é organizada pelo Arte Institute, em cooperação com a Fundação José Saramago, e marca os 90 anos do escritor, sendo esperada a presença da viúva de Saramago, Pilar del Rio, em Nova Iorque.

"Será uma semana eclética e multidisciplinar, com ações em diferentes áreas: literatura, dramaturgia, cinema, música e fotografia", disse à Lusa Ana Miranda, diretora e fundadora do Arte Institute.

O programa arranca hoje com a exibição do filme "José & Pilar", do realizador Miguel Gonçalves Mendes, já mostrado na primeira edição do festival, seguindo-se, no sábado, uma seleção de curtas-metragens portuguesas e espanholas.

O Instituto Cervantes será palco, no dia 29 de outubro, de uma palestra com Pilar del Rio e Jorge Vaz de Carvalho, professor da Universidade de Lisboa, ilustrador e cantor lírico, dedicada ao tema "As Personagens Encontram o Autor", a par da apresentação de vídeos da Opera "Blimunda", inspirada em "Memorial do Convento", do compositor italiano Azio Corghi, que assinou o libreto com o escritor.

Para dia 30 de outubro, na Poets House, está marcada uma leitura de textos de Saramago, com Pilar del Rio, Jorge Vaz Carvalho e actrizes portuguesas convidadas, que vão dar voz a diálogos femininos da obra do escritor, na iniciativa "Mulheres em Saramago".

No mesmo dia será inaugurada a exposição fotográfica "José Saramago in Lanzarote", de João Francisco Vilhena, e terá lugar um concerto jazz.

O programa termina a 01 de novembro, na Rutgers University, em Nova Jersey, com leituras da obra de Saramago, a presença de Pilar del Rio e um concerto do contrabaixista Hugo Antunes.

O Arte Institute é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, dedicada à internacionalização da arte contemporânea portuguesa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados