Açoriano Oriental
Eleições
Santos Silva acusa direita de pôr instituições na “lama” e fala no perigo da extrema-esquerda

O ministro socialista Augusto Santos Silva advertiu este domingo para os riscos de "um poder desmedido" de algum dos parceiros à esquerda do PS e acusou PSD e CDS-PP de "trazerem as instituições da República para a lama".

Santos Silva acusa direita de pôr instituições na “lama” e fala no perigo da extrema-esquerda

Autor: AO Online/ Lusa

O cabeça de lista socialista no círculo eleitoral Fora da Europa falava num almoço-comício com muitos militantes e simpatizantes socialistas, em que esteve presente o antigo candidato a secretário-geral do PS e ex-eurodeputado Francisco Assis.

"Nós não queremos trazer as instituições da República para a lama, nós sabemos que a justiça e a política são domínios diferentes, sabemos que as Forças Armadas são uma instituição representativa de todo o país, sabemos que as questões judiciais resolvem-se nos tribunais e que as questões políticas tratam-se no parlamento e na política", declarou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros insurgiu-se contra "a degradação da linguagem política, contra as calúnias e ofensas pessoais".

"A doutora Assunção Cristas parece querer afundar o nível do debate político democrático em Portugal, mas é hoje evidente para todos, basta olhar para as sondagens, que quem se vai afundar é ela própria", sustentou, antes de falar no gosto de Rui Rio em "produzir belas teorias", como as do rigor financeiro e a clareza de decisões.

Porém, segundo Santos Silva, o presidente do PSD disse "uma coisa num dia e outra coisa em outro dia" a propósito da questão das carreiras dos professores, meteu "férias" no período de greve dos motoristas de matérias perigosas e esqueceu os seus princípios no caso de Tancos.

"Rui Rio pediu serenidade e elevação quando se trata de questões de justiça, disse com toda a razão que ser acusado não é ser condenado - e que só há um sítio em que tudo isso pode ser decidido: nos tribunais. Mas o doutor Rui Rio estava à espera da primeira oportunidade para desdizer a sua própria teoria", apontou.

Depois, Augusto Santos Silva questionou: "Pode o país pode tolerar essa volatilidade?"

A primeira parte do discurso do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros serviu para advertir os eleitores sobre os riscos de um reforço da influência de algum dos parceiros parlamentares da esquerda, contrapondo que o PS "nunca pôs em dúvida a responsabilidade financeira, a pertença de Portugal à União Europeia e à zona euro".

Apesar de assegurar que, com os socialistas, manter-se-á o diálogo à esquerda.

"Aqueles que têm dúvidas sobre o respeito pelas condições do pagamento da dívida, aqueles que querem que Portugal gaste 30 mil milhões de euros em nacionalizações, aqueles que desvalorizam as contas certas, esses não podem ter um poder desmedido. Esses não podem ter uma influência desmesurada na próxima legislatura", declarou Santos Silva, sem mencionar o Bloco de Esquerda.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados