Açoriano Oriental
Red Bull Air Race
Rui Rio espera afluência recorde nas finais de domingo
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou-se hoje "muito satisfeito" com forma como decorreu a fase qualificativa da Red Bull Air Race, com muito público e espera afluência recorde para as finais de domingo
Rui Rio espera afluência recorde nas finais de domingo

Autor: Lusa/AO online
"Estimamos que terão estado aqui nas duas margens do Douro mais de 300 mil pessoas, bastante mais que no primeiro dia do ano passado", afirmou o autarca em conferência de imprensa realizada após a prova qualificativa hoje disputada, vencida pelo norte-americano Kirby Chambliss.
Depois do susto provocado pela meteorologia nos dois dias de treino, quinta e sexta-feira, que obrigou ao cancelamento da maior parte das sessões previstas, o primeiro dia de provas oficiais foi "muito bom, com o tempo ficou ainda melhor que as previsões indicavam".
Admitindo que as previsões meteorológicas, que indicavam para hoje ainda alguns períodos de aguaceiros, terão desmotivado muitas pessoas de se deslocaram às ribeiras do Porto e Gaia, Rui Rio afirmou-se confiante numa enchente recorde para domingo, já que está previsto "um dia cheio de sol".
O autarca está também confiante em que a prova voltará ao Porto em 2009, apesar do grande interesse manifestado por muitas outras cidades em acolhê-la, inclusivamente em Portugal.
"Não duvido que muitas cidades tentem por todos os modos obter para si esta corrida", admitiu Rui Rio, sublinhando, no entanto, que "poucas terão tão boas condições como têm o Porto e Gaia, com o rio Douro" 
O Porto e Gaia têm no Turismo de Portugal o principal patrocinador da Red Bull Air Race, que apoiou a realização deste evento, considerado a Fórmula 1 dos céus, com uma verba de 500 mil euros, que se destina a apoiar a projecção da imagem da região do Porto e do país no exterior.
Considerada como um evento de grande importância para o turismo, a edição de 2007, na primeira vez que a prova teve lugar em Portugal, atraiu cerca de 600 mil pessoas às margens do rio Douro, esperando-se este ano chgar ao milhão de espectadores.
"Além do aumento da ocupação hoteleira do Porto e de Gaia, a competição projecta a região do Douro, através da televisão, a milhões de pessoas em todo o mundo", afirma aquele organismo em comunicado.
A Red Bull Air Race é uma corrida em que as aeronaves realizam uma espécie de "slalom" a uma velocidade máxima de próxima dos 400 quilómetros por hora, entre pilares insufláveis com cerca de 20 metros de altura colocados no rio Douro.
A Red Bull Air Race 2008, que está a decorrer desde Abril, passa por oito cidades mundiais, sendo as outras Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos), Londres (Inglaterra), Budapeste (Hungria), San Diego e Detroit (EUA) e Perth (Austrália).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados