Açoriano Oriental
Ribeira Grande vai ter mais dois trilhos municipais e centro de trail no próximo ano

A Câmara Municipal da Ribeira Grande quer criar mais dois trilhos no concelho, um na Lomba da Maia e outro no centro da cidade

Ribeira Grande vai ter mais dois trilhos municipais e centro de trail no próximo ano

Autor: Rafael Dutra

A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende criar mais dois trilhos em 2024, para juntar aos sete trilhos pedestres municipais homólogos do concelho, e quer ainda criar um centro de trail, que se prevê ficar finalizado até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

Em declarações ao Açoriano Oriental, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, afirma que a “expectativa” é aumentar a rede de trilhos do município.

Está prevista a criação de dois novos trilhos, na freguesia da Lomba de São Pedro e no centro da cidade, na zona da Matriz, “chamada de Mãe D’água”, de forma a “complementar e dar uma nova dinâmica a essa rede municipal”, adianta.

Já em relação ao centro de trails, anunciado em novembro, aquando da última prova do Ecologic Trail Run Azores, e que trouxe mais de meio milhar de pessoas à Ribeira Grande, prevê-se que esteja finalizado até ao final do primeiro semestre de 2024.

Recorde-se que o município pretende, com o centro de trail, criar um “local fixo no concelho onde as pessoas podem pernoitar”, para que depois durante o dia possam “desenvolver atividades nesses trilhos”, explica Alexandre Gaudêncio.

O autarca realça que grande parte dos trilhos da rede de trilhos municipais ficam em freguesias mais longe do centro da cidade, o que é também “um motivo de atração” a essas localidades” e de “dinamização da própria economia local”.

Os trilhos municipais da Ribeira Grande têm um formato circular, de forma a facilitar a atividade de quem os usa, por exemplo no acesso à própria viatura. “Nesta circularidade também privilegiamos passar por zonas onda há um pequeno comércio”, de forma a “dinamizar as respetivas localidades”, diz o presidente da Câmara da Ribeira Grande.

Além disso, reforça que a “atividade de trilhos” é das “mais procuradas”por quem visita o concelho, incluindo turistas, e que “de ano para ano”, tem aumento em número.

Deste modo, Alexandre Gaudêncio salienta que o trilho mais recente que inauguraram, o trilho dos Fenais de Vera Cruz, que diz ter uma “dinâmica extremamente interessante”, e o trilho do Moinho de Félix, são “porventura, neste momento, os mais procurados da ilha, não só por ficarem em locais mais recônditos, mas também pela sua beleza envolvente, pela qualidade das infraestruturas e pela manutenção”, dos trilhos em si.

Ainda neste sentido, e com o intuito de “cumprir todas as recomendações” e medidas de “segurança”  necessárias na realização destas atividades, refere-se que o concelho da Ribeira Grande lançou um concurso público para prestação de serviços de conservação, manutenção e limpeza de trilhos pedestres municipais para 2024.

Publicado em Jornal Oficial no passado dia 22 de dezembro, o  procedimento tem um valor base de cerca de 97 mil euros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados