Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O processo "Face Oculta" e as escutas de conversas telefónicas entre o primeiro-ministro, José Sócrates, e o arguido Armando Vara, dominam hoje as manchetes dos jornais publicados em Lisboa, além do acordo entre PS e PSD sobre a avaliação docente.

Autor: Lusa/AO Online

O Público noticia que há juízes do Tribunal da Relação sob suspeita e que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) mandou extrair uma certidão do processo "Face Oculta" para esclarecer como é que o empresário Manuel José Godinho soube antecipadamente o resultado de um acórdão que absolveu uma das suas empresas.

No âmbito do caso Freeport, o jornal destaca ainda que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, admite concluir as investigações até Janeiro.

Acordo entre PS e PSD na avaliação dos professores é outro tema com chamada de primeira página, a par da recuperação da economia no terceiro trimestre do ano.

"Economia portuguesa confirma saída da recessão" é também o título do Económico, segundo o qual os clientes do BPP terão as contas congeladas até 2010.

Sobre o processo "Face Oculta", o jornal sublinha as pressões sobre o primeiro-ministro e o procurador-geral para esclarecer as escutas.

No i, o grande destaque é para o acordo entre PS e PSD na avaliação dos professores, chamando também para capa a "Face Oculta", com o título "Juízes contra Sócrates - O objectivo é riscar o poder judicial do Estado de Direito" e "PS ataca magistrados - Escutas são espionagem política".

"Atentado contra o Estado de Direito" é igualmente a manchete do Correio da Manhã (CM). O jornal diz que Sócrates é suspeito de "crime grave" e que a conclusão do Ministério Público de Aveiro aponta para um crime que prevê uma pena até oito anos de prisão. "Em causa, segundo os magistrados, está a manipulação da comunicação social", escreve o CM.

"Presidente do Supremo manda destruir todas as escutas a José Sócrates" é a manchete do Jornal de Notícias, segundo o qual a reacção de Noronha do Nascimento terá sido acelerada pela reacção do primeiro-ministro às últimas fugas de informação.

O jornal noticia ainda a vacinação contra a Gripe A, a partir de segunda-feira, das crianças até dois anos.

O 24 Horas titula "Como as escutas estão a tramar Sócrates", publicando opiniões de especialistas que defendem que a imagem do primeiro-ministro vai ficar para sempre marcada.

De acordo com o Diário de Notícias, o Ministério Público já abriu três inquéritos à violação do segredo de justiça no âmbito do processo "Face Oculta", enquanto José Sócrates pede explicações ao procurador-geral e nega ter mentido ao Parlamento sobre o negócio entre a PT e a Prisa, proprietária da TVI.

O DN divulga ainda na capa que o Tribunal de Contas está a investigar o financiamento do programa "Magalhães".

O Expresso publica uma entrevista de Pinto Monteiro, em que o procurador admite que por si divulga as escutas para acalmar a confusão instalada.

Nos desportivos - Record, A Bola e O Jogo -, o destaque vai para o jogo Portugal-Bósnia, com transmissão hoje à noite na televisão, e a opção do Sporting por um treinador estrangeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados