Açoriano Oriental
Requalificação do maior entreposto frigorífico dos Açores arranca em junho

A requalificação do Entreposto Frigorífico da Madalena, no Pico, vai custar cerca de seis milhões de euros e a obra tem data prevista para arrancar em junho de 2021, foi hoje anunciado pelo Governo dos Açores.

Requalificação do maior entreposto frigorífico dos Açores arranca em junho

Autor: Lusa/AO Online

O projeto foi apresentado hoje, tendo o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia sublinhado a importância da reabilitação e requalificação do Entreposto Frigorífico da Madalena, “o maior da região”, não só para os armadores da ilha do Pico, mas também "para a frota atuneira, que poderá utilizar esta infraestrutura para as descargas regulares de tunídeos, para os comerciantes de pescado e para a indústria conserveira regional”.

Segundo uma nota do executivo açoriano, a obra "tem como data prevista para o seu arranque junho de 2021 e será realizada no âmbito do programa operacional Mar 2020".

Citado na nota, o secretário regional com a tutela do Mar, Gui Menezes, disse que foi lançado segunda-feira o novo concurso para a obra de requalificação e modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, com o preço base de 610 mil euros.

O governante frisou que o reforço e modernização da rede de frio visa “assegurar que o pescado dos Açores, que é reconhecidamente de elevada qualidade, é conservado em excelentes condições, aumentando a cadeia de valor em toda esta fileira”.

Sobre a valorização do pescado, reiterou que a fileira do atum “tem margem para crescer, sobretudo através da valorização do rabilho, espécie para a qual, pela primeira vez, os Açores tiveram quota, mas também do patudo”.

Gui Menezes salientou que as reivindicações do Governo dos Açores junto do Governo da República “deverão ser atendidas em breve”, no sentido de as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira passarem a deter 90% do total da quota nacional para estas espécies.

O governante esclareceu ainda que os números indicam que o atum descarregado nos Açores desde o início do ano representou 5,6 milhões de euros, “mais 1,5 milhões de euros do que no período homólogo do ano passado”.

“Temos de ser capazes de mudar paradigmas. (...) Se queremos pensar no futuro da pesca, temos de estar abertos a implementar novas medidas de gestão”, sublinhou Gui Menezes.

A obra de requalificação do Entreposto Frigorífico da Madalena prevê a reparação geral de toda a estrutura exterior envolvente, incluindo as oficinas e garagens de apoio, bem como a reformulação na entrada e saída de pescado fresco e congelado, com a expedição a ser realizada em zona climatizada.

Serão realizados trabalhos em todas as redes técnicas e em toda a rede de frio, incluindo tubagens e isolamentos.

"A instalação frigorífica centralizada a amoníaco terá, no que respeita a congelação, uma capacidade de 40 toneladas/dia em tanque de salmoura e de 20 toneladas/dia em túnel de congelação", indica ainda a nota do executivo regional.

Quanto ao armazenamento de congelados, estão previstas cinco câmaras com capacidade de 500 toneladas cada, uma câmara polivalente, com 120 toneladas de capacidade, e uma câmara refrigerados, com 60 toneladas de capacidade.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados