Açoriano Oriental
Região vai comprar sete autotanques para combater incêndios em centros urbanos
O Governo dos Açores pretende adquirir sete autotanques ligeiros com "maior capacidade de manobra" para operar nos centros urbanos da região em caso de incêndio, disse o secretário regional da Saúde.

Autor: Lusa/AO online

 

Luís Cabral, que falava aos jornalistas em Angra do Heroísmo, à margem da reunião do projeto europeu Heriprot, de prevenção a incêndios em cidades património mundial, explicou que os atuais veículos de emergência no arquipélago "não têm capacidade" para circular em todas artérias centrais das cidades açorianas.

"Vamos apostar na aquisição de pequenos carros de combate a incêndios, autotanques ligeiros, porque os nossos autotanques médios e pesados não têm capacidade de manobra em algumas artérias da cidade", disse Luís Cabral, que tem a tutela da proteção civil no Governo Regional dos Açores, referindo-se não só a Angra do Heroísmo, em análise no projeto Heriprot, mas às restantes urbes da região.

O governante explicou que a aquisição dos autotanques ligeiros, que serão "financiados em projetos comunitários futuros" ao longo "dos próximos quatro anos", surge como "uma das implicações diretas" do projeto Heriport.

Segundo Luís Cabral, o projeto "é fundamental" como "ensinamento de boas práticas" promovido pelas nove cidades classificadas como património mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) que estão envolvidas no Heriprot.

"Este conhecimento partilhado por todas estas cidades é fundamental como ensinamento de boas práticas para proteger as nossas cidades que, pela sua história, tem algumas limitações e constrangimentos no desenvolvimento das questões de segurança e é preciso conciliar o desenvolvimento com o património", reforçou.

O projeto Heriprot, enquadrado no programa europeu Interreg IVC, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu, está a promover, em Angra do Heroísmo até 02 de abril, uma reunião com os representantes das nove cidades europeias parceiras: La Laguna e Cuenca (Espanha), Sighisoara (Roménia), Riga (Letónia), Varsóvia (Polónia), Vilnius (Lituânia), Holloko (Hungria),Liverpool (Reino Unido) e Angra do Heroísmo (Portugal).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados