Autor: Paulo Faustino
De igual modo, vai ser antecipado para finais de dezembro os 30% respeitante ao suplemento aos produtores de leite para permitir maior liquidez às explorações, ao mesmo tempo que entre 1 de dezembro e 15 de janeiro de 2022 entrará em vigor uma portaria que visa a reconversão das explorações de leite em carne.
Outra das intervenções do executivo açoriano será feita nos excedentes de leite UHT numa quota de um milhão de litros, através de apoios à produção, e ao nível da redução dos custos da energia elétrica para as explorações agropecuárias.
De igual modo, vai avançar o
Laboratório de Inovação dos Produtos Lácteos em 2022, sendo que será
agendada para janeiro uma reunião com a indústria de laticínios,
Federação Agrícola dos Açores, Secretaria Regional da Cultura, Ciência e
Transição Digital e Secretaria Regional da Agricultura e
Desenvolvimento Rural com o objetivo de identificar linhas de
investigação e a criação de uma agenda de investigação e inovação para o
leite e laticínios.
-
Governo dos Açores reivindica 19 ME de ajudas complementares aos agricultores
Governo açoriano continua a reivindicar 19 milhões de euros de apoios complementares do Estado para os agricultores ao abrigo do POSEI, em 2026, tal como o executivo da República fez excecionalmente durante este ano, indicou o secretário regional.
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada