Açoriano Oriental
Redução da produção de leite vai ser compensada

O Governo Regional decidiu abrir um período de candidaturas para apoiar as perdas de rendimento dos produtores que queiram reduzir a produção de leite, uma iniciativa considerada importante para garantir a sustentabilidade do setor agrícola nos Açores. Assim sendo, o executivo assume o compromisso de pagar ajudas à perda de rendimento através do POSEI e Prorural sem qualquer corte.

Redução da produção de leite vai ser compensada

Autor: Paulo Faustino

De igual modo, vai ser antecipado para finais de dezembro os 30% respeitante ao suplemento aos produtores de leite para permitir maior liquidez às explorações, ao mesmo tempo que entre 1 de dezembro e 15 de janeiro de 2022 entrará em vigor uma portaria que visa a reconversão das explorações de leite em carne.

Outra das intervenções do executivo açoriano será feita nos excedentes de leite UHT numa quota de um milhão de litros, através de apoios à produção, e ao nível da redução dos custos da energia elétrica para as explorações agropecuárias.

De igual modo, vai avançar o Laboratório de Inovação dos Produtos Lácteos em 2022, sendo que será agendada para janeiro uma reunião com a indústria de laticínios, Federação Agrícola dos Açores, Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital e Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural com o objetivo de identificar linhas de investigação e a criação de uma agenda de investigação e inovação para o leite e laticínios.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados