Açoriano Oriental
Covid-19
Rabo de Peixe e Ponta Garça testadas a partir de terça-feira

As freguesias micaelenses de Ponta Garça e Rabo de Peixe, sujeitas a cercas sanitárias, vão ser alvo de uma operação de testagem a partir de terça-feira.

Rabo de Peixe e Ponta Garça testadas a partir de terça-feira

Autor: AO Online/ Lusa

De acordo com a nota de imprensa do Governo dos Açores, a operação tem um prolongamento previsto até ao dia 22 de janeiro, abrangendo a “população residente em locais referenciados como de risco potencial, em ambas as comunidades”.

A operação será coordenada pela Direção Regional de Saúde e desenvolvida pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, com “meios humanos e equipamentos próprios e outros do Serviço Regional de Saúde e da Proteção Civil dos Açores”.

O Governo Regional já havia realizado operações de testagem em massa na vila da Rabo de Peixe e nos estabelecimentos de ensino daquela vila e de Vila Franca do Campo, ambas localidades da ilha de São Miguel, a ilha mais afetada pela pandemia.

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel “vai afetar meia centena de profissionais de saúde a esta operação que decorre das 09:00 às 18:00 [mais uma hora em Lisboa] nos dias indicados”, sendo que a população “será convidada a fazer o teste por contacto direto das juntas de freguesia e das câmaras municipais, que indicarão também nessa altura o local da realização do mesmo”.

Nesta operação colaboram o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a PSP e as autarquias, “garantindo a operacionalização em segurança de mais esta testagem em massa”.

Citado pelo gabinete de imprensa do executivo, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, reiterou a importância da operação a desenvolver em ambas as localidades, referindo que “importa ir ao local onde pode estar o problema, para o identificar, isolar, e garantir que a pandemia não se propaga”.

O titular da pasta da Saúde declarou que “este governo não tem receio dos números públicos que aparecem, tem receio é que eles se propaguem”, quando confrontado com o provável aumento de casos resultantes da operação a desenvolver em Ponta Garça e Rabo de Peixe.

Paralelamente à testagem, decorrerá a segunda fase da vacinação para os profissionais de saúde inoculados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, bem como para os utentes dos lares e estruturas residenciais.

Desde sexta-feira que por decisão do Conselho do Governo dos Açores, a ilha de São Miguel está sujeita a uma série de medidas restritivas para travar a pandemia, entre as quais cercas sanitárias nas freguesias micaelenses de Rabo de Peixe (Ribeira Grande) e Ponta Garça (Vila Franca do Campo).

Com a implementação das cercas, que vigorarão até 22 de janeiro, fica proibida a circulação e permanência na via pública e é determinado o encerramento dos estabelecimentos de ensino, de restauração, bebidas, similares e cafés e o cancelamento de todos os eventos culturais ou de convívio social alargado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados