Saúde

Psoríase afecta 250 mil portugueses

A psoríase, cujo Dia Mundial se assinala esta sexta-feira, atinge 250 mil portugueses e mais de 120 milhões de pessoas no mundo, continuando a ser vista como doença contagiosa, apesar de não o ser, alertou a Associação Portuguesa de Psoríase.


"Muitos doentes são ainda alvo de discriminação" na vida social e profissional, afirma a associação num comunicado, em que explica tratar-se de uma doença genética e auto-imune que se manifesta na pele.

Segundo o presidente da PSOPortugal, o aspecto das lesões, associado à falta de informação, "leva a que os doentes sejam muitas vezes discriminados no circuito profissional, relações pessoais e até na utilização de espaços públicos", pelo que é "urgente sensibilizar as pessoas".
PUB

Premium

Decorre esta sexta-feira, na Aula Magna, em Ponta Delgada, a partir das 14 horas, a Cerimónia Comemorativa do 50.º Aniversário da Universidade dos Açores (UAc). Uma cerimónia que se irá também realizar na Horta, no dia 15 de janeiro e em Angra do Heroísmo, no dia 20 de janeiro, compreendendo assim os três polos da Universidade dos Açores. Para falar sobre as conquistas destes 50 anos e sobre os desafios que se colocam ao futuro, o Açoriano Oriental entrevistou a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.