Autor: Lusa/AO Online
De acordo com a Comissão Política de Ilha da Terceira do PSD/Açores, “os números não enganam",sendo que a Terceira "nunca registou tantas dormidas, tantos passageiros e tão elevado volume de receitas".
"O turismo na Terceira vive um momento histórico, o que desmente o pessimismo constante do PS”, afirma Paulo Gomes, citado em nota de imprensa resultante de uma conferência de imprensa realizada em Angra do Heroísmo.
A estrutura do PS na ilha Terceira acusou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de “inação e desinteresse” no desenvolvimento turístico da ilha, sobretudo durante o inverno, considerando que coloca em causa a sustentabilidade das empresas.
Citado em nota de imprensa, Luís Leal, membro do Secretariado do PS da ilha Terceira, referiu, na altura, que a “perda comparativa de importância da ilha no contexto do turismo regional”, nomeadamente nas ligações aéreas internacionais de e para a ilha, tem sido uma “preocupação manifestada pelos empresários locais”.
Na conferência de imprensa de hoje, Paulo Gomes refere que as estatísticas do setor demonstram que “2023 foi o melhor ano de sempre para o turismo na ilha Terceira e 2024 caminha para ultrapassar os números do ano passado”.
O dirigente social-democrata afirma que o turismo, “só nos primeiros sete meses deste ano, já faturou quase 12 milhões de euros, praticamente tanto como em todo o ano de 2019, no final da governação socialista”.
O responsável político aponta que outro dado “que desmente o pessimismo constante do PS é a comparação entre os meses de junho e julho de 2024, relativamente ao período homólogo de 2019”.
“Este ano, neste período, o turismo na ilha Terceira faturou o dobro de 2019”, ressalvou o social-democrata.
Para Paulo Gomes, estes números “são os resultados do esforço dos empresários e trabalhadores terceirenses do setor turístico, bem como o fruto da estratégia acertada do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM”.
O elemento da Comissão Política de Ilha da Terceira do PSD/Açores lamentou que, “pese embora o facto de se registarem números recorde no setor e do aumento das ligações aéreas com o exterior no próximo inverno, o PS teima em puxar a Terceira para baixo”.
“O PS pode ter mudado de liderança, mas continua prisioneiro do seu pessimismo constante e incapaz de apresentar soluções para a ilha Terceira e para os Açores", segundo o social-democrata, que destaca o "planeamento atempado que o Governo dos Açores tem realizado em prol da ilha, nomeadamente no que diz respeito ao próximo inverno”.
O PSD recorda que a ilha Terceira terá uma nova ligação com Nova Iorque, seis ligações semanais com o Porto, 19 ligações com Lisboa, além da ligação a Boston, no Estados Unidos.