Açoriano Oriental
'PS tem no parlamento uma maioria sólida e operacional'

O líder parlamentar do PS acredita que a visita que esta semana o Presidente da República fará a projetos em curso do PRR terá efeitos positivos e salienta que a maioria socialista “é sólida e operacional”.

'PS tem no parlamento uma maioria sólida e operacional'

Autor: Lusa/AO Online

Eurico Brilhante Dias abre as Jornadas Parlamentares do PS em Tomar, distrito de Santarém, que serão encerradas na terça-feira pelo secretário-geral, António Costa. Umas jornadas em que a questão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) como fator de modernização dos serviços públicos é um dos temas centrais em debate.

Interrogado sobre o atual momento de tensão política entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, o presidente do Grupo Parlamentar do PS responde: “Sabemos que o senhor Presidente da República terá a oportunidade nesta semana [sexta-feira] de estar no terreno. Todos queremos uma boa execução do PRR”.

“Trazer o PRR para o terreno e mostrar como está a evoluir no terreno é naturalmente um aspeto importante. Do ponto de vista das relações entre as instituições, tenho a certeza de que será também um bom momento”, declarou Eurico Brilhante Dias.

Ainda do ponto de vista político, o líder Parlamentar do PS rejeita a existência de qualquer crise no horizonte, assinalando que na quarta-feira fará um ano que começou a atual legislatura.

“Se há um padrão é que a maioria parlamentar do PS está coesa, respondeu aos principais desafios, em particular nos dois orçamentos. Respondemos a uma moção de rejeição e duas moções de censura. Uma maioria para governar tem de possuir no parlamento uma maioria sólida e – diria – operacional. E é isso que temos sido”, sustenta.

Hoje, na sessão de abertura, além do discurso de fundo de Eurico Brilhante Dias, os deputados socialistas escutam intervenções das ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Ao jantar, neste primeiro dia, que começa com visitas dos deputados socialistas a empresas, entidades e territórios do distrito de Santarém, a intervenção de fundo caberá ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Ainda em relação ao programa de hoje, a partir das 17:30 serão promovidos três painéis de debate em simultâneo e que serão dedicados aos seguintes temas: “Acesso para todos: repensar o atendimento público”; “Interoperabilidade e partilha de dados, uma só Administração Pública”; e “Serviços proativos, o digital a simplificar a vida das pessoas e empresas”.

“Vamos discutir o Estado ao serviço dos cidadãos. Para um partido como o PS, a troca entre impostos e serviços públicos é um aspeto particularmente relevante”, considera Eurico Brilhante Dias.

Neste ponto, o líder parlamentar do PS manifesta-se confiante que o investimento em curso “na habitação social, na escola pública e no Serviço Nacional de Saúde e em outros serviços, como os consulares, terá impacto na vida dos portugueses”.

“Seguramente, este investimento melhorará esta troca entre os impostos que pagamos e os serviços públicos que temos. Os serviços públicos são centrais para a igualdade de oportunidades, para um país mais justo”, acrescenta.

No que respeita a iniciativas legislativas, Eurico Brilhante Dias disse que a bancada do PS “está a preparar uma resolução que sirva para avançar no enquadramento das medidas de modernização administrativa”.

“Há um longo histórico desde a primeira geração do Simplex, até às medidas de modernização que constam do PRR. Estamos a trabalhar num instrumento resolutivo que acompanha a iniciativa do Governo. Na terça-feira, espero poder avançar com uma iniciativa resolutiva nessa dimensão”, afirmou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados