Açoriano Oriental
PS/Açores questiona paragem de parque de reparação naval do Faial

Os deputados do PS/Açores Ana Luísa Luís e Tiago Branco questionaram o Governo dos Açores sobre a construção do parque de reparação naval do Porto da Horta, na ilha do Faial, “parada há um ano”.

PS/Açores questiona paragem de parque de reparação naval do Faial

Autor: Lusa/AO Online

No âmbito de requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, os deputados Ana Luísa Luís e Tiago Branco, eleitos pela ilha do Faial, questionaram o Governo Regional sobre a “falta de desenvolvimentos na construção de um parque de invernagem e de reparação naval na cidade da Horta”, um projeto “anunciado pela empresa Portos dos Açores SA a 17 de fevereiro do ano passado”.

“Esta nova infraestrutura iria ser construída junto à antiga pedreira do Porto da Horta”, apontam os dois deputados da oposição, citados em nota de imprensa.

O parlamentar Tiago Branco afirma que o presidente do conselho de administração da Portos dos Açores, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal da Horta, anunciou, no local, a “criação de um parque que contemplará as infraestruturas necessárias ao apoio à manutenção e reparação de embarcações de recreio".

Este iria garantir também "as necessidades de estacionamento prolongado a seco e a retirada de embarcações apreendidas ou inoperacionais que ocupam desnecessariamente lugares de marina, num terreno com cerca de 10.600 metros quadrados”.

Tiago Branco ressalva que a Portos dos Açores SA afirmava há um ano que pretendia “criar um parque de contentores e redefinir os espaços destinados a operadores-marítimos”, sendo que o município da Horta ia “apoiar esta operação, nomeadamente com recursos humanos e materiais”.

O socialista afirma que, “passado um ano, e após curtos trabalhos de terraplanagem daqueles terrenos, nada mais se vislumbrou naquele local”.

O deputado lamenta que os "faialenses continuem sem saber quando, como e com quanto será feito aquele investimento, outrora anunciado com pompa, mas até hoje, e estranhamente, nunca confirmado pelo Governo Regional e pela tutela, o que adensa as dúvidas sobre a sua vontade política em concretizar esse projeto que, em termos práticos, não existe nem se conhece".

Tiago Branco questiona “porque o Governo Regional não confirma a construção deste parque de invernagem e reparação naval no Faial” e porque “não há desenvolvimentos, passado um ano do anúncio da Portos dos Açores” nem “trabalhos no local”.

O PS/Açores quer saber o que é que se pretende construir no local, se já há projeto, qual será o investimento e como será repartido entre o município e o Governo Regional, bem como qual é o calendário da empreitada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados