Açoriano Oriental
PS/Açores quer exportadores de gado das Flores compensados por prejuízos

O grupo parlamentar do PS/Açores propôs que os produtores da ilha das Flores sejam compensados pelos prejuízos resultantes das dificuldades de escoamento de animais vivos, num projeto de resolução entregue no parlamento regional.

PS/Açores quer exportadores de gado das Flores compensados por prejuízos

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa dos socialistas, o grupo parlamentar “entregou um projeto de resolução, com caráter de urgência, que propõe a criação de ‘um apoio extraordinário’ para os produtores agropecuários da ilha das Flores”, sendo que “esse apoio destina-se, especificamente, a compensar os prejuízos decorrentes das dificuldades de escoamento e do transporte de animais vivos”.

Citado na nota, José Gabriel Eduardo, autor da proposta e que foi eleito pela ilha das Flores, recorda que devido à destruição do Porto das Lajes, na sequência do furacão Lorenzo, as condições de operacionalidade da infraestrutura “ficaram seriamente condicionadas”.

Para além dos constrangimentos no porto, acrescenta, “também as condições atmosféricas muito adversas, que são próprias da época que se atravessa, têm resultado em danos económicos e quebras no rendimento dos produtores”.

Segundo o deputado, são os proprietários que estão a assumir os custos acrescidos com a alimentação e manutenção dos animais que estavam prontos para transporte, mas que ainda se mantêm na ilha.

No diploma, os deputados do PS/Açores insistem na “necessidade imperiosa de apoiar e/ou compensar os produtores agropecuários cujas atividades foram afetadas por motivos que não lhes podem ser imputados” e recordam que, já na passada legislatura, o executivo açoriano, socialista, atribuiu um apoio extraordinário para compensar os prejuízos destes produtores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados