Açoriano Oriental
Praia da Vitória apresentou projeto de valorização turística e ambiental da Lagoinha

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, levou a cabo a apresentação do projeto de valorização turística e ambiental da Lagoinha, na freguesia da Agualva, o primeiro do município já em preparação do próximo quadro comunitário de apoio, no âmbito da iniciativa“Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”


Praia da Vitória apresentou projeto de valorização turística e ambiental da Lagoinha

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na ocasião, o autarca, Tibério Dinis, referiu que “em circunstâncias normais o novo quadro comunitário de apoio já estaria em vigor e nós já poderíamos candidatar o projeto a fundos europeus. Porém, fruto de várias circunstâncias, o novo envelope financeiro europeu está atrasado, o que não significa que não continuemos a desenvolver os projetos para que quando os fundos comunitários estiverem disponíveis nós possamos avançar logo com as candidaturas. E este projeto será o primeiro que vamos apresentar no âmbito do próximo quadro comunitário”.


De acordo com nota, com uma estimativa de custos de cerca de 900 mil euros, o projeto irá desenvolver-se em duas fase: “A primeira fase de execução passa pela “repavimentação dos acessos, construção de passeios e bermas, delimitação de bolsas de estacionamento, reabilitação de circuitos e trilhos pedestres, miradouros, colocação de mobiliário urbano e criação de condições de acesso a pessoas portadoras de mobilidade reduzida”, explicou o autarca. Já a segunda fase, caso o projeto venha a ser consensualizado na freguesia e obtenha parecer positivo da Direção Regional do Ambiente, passará pela construção de um Centro Interpretativo, “mas sem ferir a paisagem e o ecossistema da Lagoinha”.


A preservação daquele espaço natural (área protegida, zona especial de proteção de espécies, integra da rede NATURA 2000 e a rede de geosítios da Região) é uma das principais preocupações do promotor do projeto, considerando inclusive a previsão de instalação de vários equipamentos de iluminação pública que recorram a energias renováveis, bem como ao nível dos materiais a utilizar não só nos acessos mas também no mobiliário urbano.


A terminar a “Presidência Aberta” à freguesia de Agualva, Tibério Dinis fez balanço positivo quanto à resolução de várias matérias que tinham sido identificadas, quer pela população como pelas instituições e coletividades da Freguesia.


“Na última “Presidência Aberta” à Agualva os munícipes tinham-nos colocado problemas ao nível de várias habitações devolutas e que lhes causavam problemas. No último ano tivemos que proceder a várias demolições coercivas, resolvendo estes problemas. Por outro lado, uma palavra salutar para o associativismo da freguesia, muito jovem e dinâmico, e a implementar vários projetos apoiados pela câmara municipal. Na última vez que cá estivemos estava em curso a intervenção da Igreja; já está concluída e a Igreja de Agualva está já aberta ao culto”, disse Tibério Dinis, acrescentando que a Sociedade Filarmónica quer fazer “uma intervenção ao nível de uma ampliação para melhor poder receber as danças e bailinhos do Carnaval da ilha Terceira e a câmara municipal está a apoiar. O Grupo Desportivo e Recreativo de Agualva também candidatou um projeto de reabilitação do Campo de Jogos Manuel H.R. Pires, para voltar a promover a prática desportiva, nomeadamente ao nível do futebol de onze na freguesia e a estamos também a apoiar”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados