Açoriano Oriental
Portugal com Miguel Maia discute apuramento com Eslovénia
A presença de Miguel Maia constitui a surpresa na selecção portuguesa de voleibol, mas é uma aposta do seleccionador Jorge Schmidt "para jogar" e "lutar" pelo apuramento para o Campeonato da Europa de 2009.
Portugal com Miguel Maia discute apuramento com Eslovénia

Autor: Lusa/AO online
Portugal discute com a Eslovénia, a 07 e 14 de Setembro, respectivamente em Maribor e na Póvoa de Varzim, o apuramento para o Europeu2009, num embate que Jorge Schmidt antevê "difícil" entre "selecções que se conhecem bem".

    "O nosso objectivo passa por ganhar à Eslovénia e dar corpo ao sonho de estar presente no Europeu", disse à Agência Lusa Jorge Schmidt, momentos antes de iniciar a segunda fase de preparação da selecção em Vilvoorde, na Bélgica.

    Portugal tem agendado para Vilvoorde três jogos de carácter particular com a Bélgica, depois dos três realizados na Póvoa de Varzim, inseridos na preparação da equipa para o duplo compromisso com a Eslovénia.

    Jorge Schmidt traçou um balanço "positivo" da preparação, bem como do regresso ao trabalho da selecção após a participação na Liga Europeia em que foi necessário "gerir" e "ultrapassar algumas dificuldades".

    "Houve problemas que já foram resolvidos", adiantou Jorge Schmidt, referindo-se ao facto de alguns atletas terem pedido dispensa da selecção por motivos escolares e ao contratempo das lesões.

    Jorge Schmidt tenciona "ver o que é melhor no momento" e apresentar "a mesma base de sempre" nos encontros com a Eslovénia, depois de gerida a ausência e o regresso de alguns dos titulares indiscutíveis.

    O regresso do distribuidor Miguel Maia, que recentemente se sagrou campeão nacional de praia, com o inseparável João Brenha, é a principal novidade dos eleitos do seleccionador nacional Jorge Schmidt.

    Portugal e Eslovénia defrontaram-se por quatro vezes na edição de 2007 da Liga Europeia, tendo o saldo dos encontros entre ambas as selecções registado um empate, com duas vitórias e duas derrotas (3-1 e 3-2).

    O prato da balança dos jogos entre as duas selecções pende favoravelmente para os portugueses, que venceram os eslovenos num jogo de carácter amigável, disputado igualmente em 2007 na Arena de Portimão.

    Depois de falhado o apuramento directo, dado que Portugal terminou na segunda posição o grupo de qualificação, a última hipótese de marcar presença no Europeu2009 reside no "play-off" com a Eslovénia.

    Para além do histórico Miguel Maia, estão ainda de regresso à selecção, após terem falhado a desastrosa campanha de Portugal na Liga Europeia de 2008, o distribuidor Nuno Pinheiro e o oposto Hugo Gaspar.

    O "play-off" tem o primeiro jogo marcado para domingo na Eslovénia, em Maribor, e o segundo, decisivo no apuramento para o Europeu2009, decorrerá a 14 de Setembro, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados