O deputado do PSD/Açores, Paulo Silveira, destacou a ação de promoção do queijo de São Jorge prevista para 2027, no âmbito das Jornadas Parlamentares que decorreram naquela ilha, sob o tema "Ilha que produz, transforma e exporta".
"Temos de ter noção de que este setor cooperativo representa mais de 60% da economia jorgense e que, quando o queijo de São Jorge está bem, os lacticínios de São Jorge e dos Açores também beneficiam, ajudando a alavancar os restantes produtos do setor", afirmou após a visita à Uniqueijo.
Relembrou que no plenário de setembro, foi aprovada uma resolução com o propósito de promover, valorizar e internacionalizar o queijo de São Jorge; enfatizando ainda a verba destinada à execução desta medida.
De acordo com o social-democrata, a visita à Uniqueijo demonstra a política de proximidade do partido, mas serve também para compreender as dificuldades e as "expetativas da indústria, tendo em conta a importância do escoamento do produto".
O deputado salientou que as dificuldades no escoamento do produto se traduzem na necessidade em abrandar a produção, "algo que não queremos, porque representaria uma sacrifício muito grande para os produtores jorgenses".
“É preciso manter o preço e criar valor para que possamos escoar o nosso produto. Isso é fundamental para o desenvolvimento daquele que é o motor da economia jorgense”, rematou o deputado.
