Religião

Papa deverá visitar Portugal de 11 a 14 de Maio

O Papa Bento XVI deverá visitar Portugal de 11 a 14 de Maio de 2010, anunciou esta quinta-feira o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Jorge Ortiga.


“Aquilo que eu penso, que poderei antecipar e que não fugirá muito à verdade, é que o Santo Padre deverá chegar no dia 11 e partir no dia 14” de Maio, afirmou Jorge Ortiga numa conferência de imprensa após mais uma Assembleia Plenária da CEP, em Fátima.

O prelado acrescentou que está elaborado um esquema da visita de Bento XVI que inclui várias iniciativas, mas salientou que “a última palavra” é do Papa, sendo que, além de Lisboa e Fátima, existe a possibilidade de uma passagem pelo Porto, no seguimento do convite formulado pelo bispo Manuel Clemente.

Bento XVI fará ainda celebrações eucarísticas em vários lugares e poderá manter encontros específicos no âmbito da cultura, da "dimensão sócio-caritativa" da Igreja e com sacerdotes, adiantou Jorge Ortiga, que se referia apenas ao âmbito religioso da visita.

“Não queremos que [a visita] seja um momento passageiro”, afirmou, adiantando que o programa em Fátima de Bento XVI será o habitual do santuário, que passa pela participação nas cerimónias religiosas de 12 e 13 de Maio.

O programa definitivo da visita deverá ser conhecido até ao final deste mês.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP