“Mesmo com a falta de 63 enfermeiros pelos três centros de saúde, estes tentam todos os dias prestar os melhores cuidados possíveis. Obviamente não conseguem mais porque é impossível nestas condições de falta de pessoal e no caso muito específico da estrutura imprópria do Centro de Saúde das Lajes. É fundamental e urgente a publicação dos incentivos à fixação de enfermeiros”, afirmou o presidente da secção regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, citado em comunicado de imprensa.
Os dirigentes regionais da Ordem dos Enfermeiros visitaram os três centros de saúde da ilha do Pico e a Santa Casa da Misericórdia da Madalena, tendo reunido ainda em assembleia regional ordinária, na Madalena.
Pedro Soares alertou para a falta de condições das atuais instalações do Centro de Saúde das Lajes, o primeiro a ser visitado pela comitiva.
“Não se pode continuar por muito mais tempo nas instalações provisórias. Estas condições são extremamente difíceis e desmotivantes para um cuidar com qualidade à população local”, frisou.
O representante das Ordem nos Açores disse, no entanto, ter encontrado “necessidade de reforçar a equipa com mais enfermeiros” nos outros dois centros de saúde do Pico (São Roque e Madalena).
Também na Santa Casa da Misericórdia da Madalena, a Ordem dos Enfermeiros detetou falta de profissionais.
“Se, por um lado, foi muito positivo observar que a maior parte das sugestões que a Ordem tinha feito na última visita foram atendidas, grave é ter neste momento apenas um enfermeiro para 87 utentes, quando já foram seis. Isto porque não há enfermeiros para contratar”, sublinhou.
A próxima ilha a ser visitada pela Ordem dos Enfermeiros nos Açores, no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno”, será o Faial, entre 07 e 09 de março.
