Açoriano Oriental
Novo ano recebido na Madeira pelo estalar de 128.982 peças pirotécnicas
O ano de 2016 será aclamado, na Madeira, por 128.982 peças pirotécnicas nos oito minutos de duração do espetáculo de fogo-de-artifício que atrai milhares de forasteiros e madeirenses à cidade do Funchal.
Novo ano recebido na Madeira pelo estalar de 128.982 peças pirotécnicas

Autor: Lusa/AO Online

 

"Este ano, alterámos a configuração dos postos de fogo que estão distribuídos pelo anfiteatro da cidade do Funchal, reforçámos os localizados no mar, bem como a quantidade de peças de fogo, apostámos na intensidade e na maior dinamização do espetáculo, através da movimentação de cores de peças pirotécnicas distintas, desde o nível mais baixo até ao mais alto, e na sonoridade", disse à agência Lusa Carlos Macedo, da "Macedo's Pirotecnia", empresa responsável pelo espetáculo.

O administrador da empresa acrescentou que o cartaz tem como tema, este ano, "Emoções de Luz" e visa "interiorizar, em cada uma das pessoas que assistirem ao espetáculo, um momento de magia proporcionado pelos vários cenários pirotécnicos".

O espetáculo tem a duração de oito minutos, é constituído por 17 toneladas de fogo-de-artifício, 128.982 peças pirotécnicas; 36 postos de lançamento de fogo, sendo 31 no anfiteatro da cidade do Funchal e cinco no mar, movimenta 358 pessoas e representa um investimento do Governo Regional de 988.101,84 euros.

O espetáculo formará uma elipse com 5,5 quilómetros de comprimento e de 2,7 quilómetros de largura, representará o detonar de 16.123 peças pirotécnicas por minuto.

A empresa é, também, a responsável pelo espetáculo de fogo-de-artifício na ilha do Porto Santo a deflagrar no sítio da Portela.

De acordo com a Direção Regional de Turismo, a ocupação hoteleira nessa noite deverá ultrapassar os 90% e, segundo a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, são nove os navios, com cerca de 20 mil pessoas em trânsito no porto do Funchal, entre passageiros e tripulantes, que assistirão ao nascer de um novo ano no calendário gregoriano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados