Açoriano Oriental
Nieta Rocha: Um dom natural para escolher ecológico

O seu talento para a conceção estética é tão natural quanto os produtos que escolhe trabalhar. Chama-se Antonieta da Ponte Rocha, mas abreviou o nome na criação da marca: Nieta Atelier regressa aos Açores depois de 20 anos a viver em Guimarães e quer levar as cores, os cheiros e as texturas açorianas a Paris no próximo mês de setembro.


Autor: Tatiana Ourique / Açoriano Oriental

“Simple and powerful, feel Azores” é o nome da nova coleção da designer terceirense que vai participar na feira “Maison&Object” em Paris pelo terceiro ano consecutivo. A mostra francesa é considerada um dos maiores eventos internacionais de arquitetura, decoração e lifestyle.

Nieta estreia em Paris, no próximo mês de setembro, entre os dias 3 e 12- a sua quarta coleção, uma cabana ecológica inspirada no lugar onde nasceu – os Açores. Pensada, desenvolvida e comercializada pela marca Nieta Atelier, esta eco cabana para eco turismo será construída a partir de desperdícios locais e materiais orgânicos que serão transformados em peças únicas, feitas manualmente e isentas de consumo energético. “É um estilo de vida dos Açores dentro de uma cabana que eu quero mostrar ao mundo”, conforme as palavras da designer licenciada em arquitetura pela Universidade do Minho.

Para conseguir um ambiente totalmente inspirado nos Açores, o Nieta Atelier contará com o apoio de artesãos, artistas e autodidatas açorianos que se inspiram nos Açores. Desde o mobiliário à decoração, cada peça terá um design exclusivo pensado nas cores, cheiros e texturas das nove ilhas. Lã de ovelha, escamas de peixe e barro vermelho da ilha Terceira são algumas das matérias primas que compõem os adereços da eco cabana.

O projeto está idealizado, mas tem luz verde para a mudança. No fundo é esse o intuito da artesã. A mensagem ecológica é a única premissa obrigatória: “Eu acredito que as minhas coleções podem ser baseadas nos desperdícios dos quatros cantos do mundo”, diz Antonieta. A designer tem também como lema: “Ecoproducts for Ecospaces” (produtos ecológicos para espaços ecológicos) e tem um registo que aborda acima de tudo o  simples e do rústico.

No regresso aos Açores a designer instalou o Nieta Atelier no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira que apoia empresas e projetos que têm o objetivo de desenvolver e comercializar produtos com base tecnológica e prestar serviços avançados com caráter inovador.

Em outubro de 2019 a designer açoriana recebeu o Prémio Mobis promovido pela “Enterprise Europe Network” em Portugal.

A menos de um ano de apresentar esta nova coleção em Paris, na Maison&Objet, Antonieta Rocha fala na possibilidade de realizar um workshop em São Miguel com o objetivo de dar a conhecer este projeto açoriano e atrair parceiros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados