Afeganistão

NATO pode facilitar diálogo com talibãs

O secretário-geral da NATO afirmou esta quinta-feira que a Aliança está disposta a facilitar o diálogo entre o governo afegão e os talibãs, mas que prosseguirá com as operações militares, contrariamente ao que defende o conselho de paz afegão.


“Se podemos facilitar o processo (…) Por que não?”, disse Anders Fogh Rasmussen numa conferência de imprensa em Bruxelas.

Mas, acrescentou, “quanto mais forte for a pressão militar melhores serão as hipóteses de um processo de reconciliação”, com “os talibãs sob pressão em todo o Afeganistão”.

Estas declarações foram feitas horas depois de o presidente do conselho de paz afegão, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani, ter apelado à NATO para que cesse operações nas regiões onde os talibãs estão preparados para iniciar negociações com o governo.
PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno