Açoriano Oriental
Ministros das Finanças da Zona Euro preparam hoje ciclo de cimeiras
Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se hoje em Bruxelas para preparar as cimeiras que se celebram domingo, designadamente um Conselho Europeu e uma cimeira da Zona Euro, esta última já com "sequela" prevista para a próxima semana.
Ministros das Finanças da Zona Euro preparam hoje ciclo de cimeiras

Autor: Lusa/AO Online

A reunião de hoje dos 17 titulares das pastas das finanças marca o arranque de uma verdadeira “roda viva” de reunião e cimeiras que terão lugar ao longo dos próximos dias em Bruxelas, nas quais a Europa vai tentar acordar finalmente uma resposta convincente para os mercados e que ponha um travão na espiral da crise da dívida soberana.

Num encontro que se prevê longo – terá início às 14:00 locais (13:00 de Lisboa) e, segundo o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, deverá terminar perto da meia-noite -, os 17 vão discutir hoje o desembolso da sexta tranche de ajuda à Grécia, com base numa apreciação do relatório da missão da “troika” que regressou recentemente de Atenas.

Dois dias antes do Conselho Europeu, agendado para domingo de manhã, e de uma (primeira) cimeira de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, da parte da tarde, os titulares das pastas das Finanças da Zona Euro procurarão ao longo de sexta-feira esbater as diferenças ainda existentes.

Depois da reunião de hoje, na qual Portugal estará representado pelo ministro Vítor Gaspar, segue-se uma reunião de ministros das Finanças dos 27 (Ecofin) no sábado de manhã, e um Conselho de Assuntos Gerais, ao nível de ministros ou secretários de Estados dos Assuntos Europeus, à tarde, preparatórios do Conselho Europeu de domingo.

Na quinta-feira, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy, em mais um dos acordos bilaterais que tem suscitado crescentes críticas por parte de outros parceiros, decidiram que a Zona Euro necessitará ainda de uma segunda cimeira dos 17 líderes do espaço monetário único, a realizar até à próxima quarta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados