Açoriano Oriental
Luís Carlos Brum eleito para novo mandato no Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores

O dirigente do Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores, Luís Carlos Brum, foi reeleito para um mandato de três anos, pela única lista concorrente, que promete manter-se na luta pelo “futuro da pesca".

Luís Carlos Brum eleito para novo mandato no Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“O maior problema da pesca é a escassez dos recursos marinhos. Dar futuro à pesca será a nossa luta, já que há uma assimetria muito grande entre a lavoura e a pesca na região”, disse Luís Carlos Brum, em declarações à agência Lusa.

O sindicalista já dirige desde há seis anos o Sindicato Livre dos Pescadores, Marítimos e Profissionais Afins dos Açores, com sede em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

Nas eleições, que se realizaram na sexta-feira, a lista única obteve 175 votos, zero nulos e zero brancos.

"Foi renovada a confiança e a capacidade de reivindicação nesta lista, que concorreu sozinha, contudo, englobando muitas sensibilidades para permitir um trabalho de luta e empenhamento em prol dos pescadores", sublinhou.

Luís Carlos Brum referiu que "a problemática das pescas é inquestionavelmente a escassez de recursos piscícolas".

"Após um investimento brutal na frota pesqueira, o Governo dos Açores resolve abater embarcações, sem pagar devidamente as mesmas e desta maneira aniquilando o setor. Daí o aparecimento de mais reservas naturais para a recuperação de stocks", apontou.

O dirigente sindical salientou, no entanto, que aquela medida "tem sido exagerada, pois tem-se retirado muito espaço de zonas autorizadas para pesca em benefício da interdição".

É preciso, no seu entender, "dar mais espaço aos pescadores para pescar, criando um maior equilíbrio entre zonas proibidas e autorizadas".

Para o novo mandato, a única lista concorrente compromete-se a "colaborar com a administração regional no incremento de mais formação para os homens do mar, educando-os numa faina mais responsável, de respeito pelos juvenis".

Luís Carlos Brum referiu à Lusa que "a maior parte dos pescadores são jovens", acrescentando que em são Miguel, maior ilha dos Açores, "existem entre 2.000 e 3.000 pescadores que vivem com muitas dificuldades".

"Regularizar as relações de trabalho com contratos individuais de trabalho para as embarcações costeiras de médio e grande porte, reservando e excluindo a pesca local, a qual não possui condições económicas para esta contratação", é outra das linhas do programa de ação.

Para Luís Carlos Brum, defender a Zona Económica Exclusiva, como forma de proteção dos recursos marinhos, é ter “mais soberania fiscalizando a mesma".

O dirigente sindical lamentou que "não tenha sido atribuído em fevereiro" o FundoPesca (uma compensação salarial aos pescadores açorianos quando, em determinadas situações previstas na lei, estejam condicionados no exercício da sua atividade), alegando que "foi um mês de muito mau tempo".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados