Lei do orçamento publicada no Diário da República

A Lei do Orçamento do Estado e a Lei das Grandes Opções do Plano para 2019 foram hoje publicadas em Diário da República e entram em vigor na terça-feira, 01 de janeiro de 2019.



O Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) prevê um crescimento económico de 2,2%, um défice orçamental de 0,2%, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 117% do Produto Interno Bruto.

O Presidente da República promulgou o OE2019, o último da legislatura, em 21 de dezembro, 22 dias depois de ter sido aprovado no parlamento, mas deixou a dúvida de se conseguir manter o “rigor orçamental e crescimento e emprego” em caso de desaceleração económica, em Portugal e no Mundo.

O OE2019 foi aprovado, em votação final global, no dia 29 de novembro, com votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e PAN e votos contra do PSD e CDS-PP.

Com a mesma votação foram aprovadas as Grandes Opções do Plano para 2019.

O processo de debate orçamental terminou após quatro dias de votações na especialidade, que não alteraram significativamente o projetado equilíbrio entre receitas e despesas, ficando-se bem longe do cenário de "catástrofe" temido pelo Governo.

Os grupos parlamentares apresentaram mais de 900 propostas de alteração ao OE2019.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP