Açoriano Oriental
Ucrânia
Kiev qualifica de “hipocrisia” cessar-fogo russo de 36 horas

Um conselheiro do Presidente ucraniano, Mykhailo Podoliak, qualificou de “hipocrisia” o anúncio de um cessar-fogo russo na Ucrânia por ocasião do Natal ortodoxo, e apelou às tropas russas para abandonarem o país.

Kiev qualifica de “hipocrisia” cessar-fogo russo de 36 horas

Autor: Lusa/AO Online

“A Rússia deve deixar os territórios ocupados, e apenas assim será possível uma ‘trégua temporária’. Fiquem com a vossa hipocrisia”, escreveu no Twitter.

Numa mensagem dirigida aos ‘media’, Podoliak denunciou o cessar-fogo ordenado pouco antes pelo Presidente russo Vladimir Putin de “puro gesto de propaganda”.

“A Rússia tenta por todos os meios reduzir pelo menos temporariamente a intensidade dos combates e dos ataques aos centros logísticos, para ganhar tempo”, prosseguiu Podoliak.

O conselheiro presidencial do Presidente Volodymyr Zelensky acusou Putin de “não ter o mínimo desejo de acabar com a guerra” e de tentar “convencer os europeus a pressionarem” Kiev para o início de negociações de paz, que a Ucrânia recusa há meses, exigindo uma retirada das forças russas dos territórios ocupados.

“Não é necessário responder às iniciativas deliberadamente manipulatórias dos dirigentes russos”, indicou ainda.

O Presidente russo Vladimir Putin decretou hoje que as tropas russas mobilizadas na Ucrânia deverão cumprir um cessar-fogo de 36 horas entre o meio-dia de 06 de janeiro e a meia-noite de 07.

Num comunicado, a Presidência russa (Kremlin) afirmou que Putin respondeu a um apelo do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados