SCUT

Jornais galegos consideram que "portagens portuguesas prejudicam a Galiza"

A introdução de portagens em três concessões sem custos para o utilizar (SCUT) foi notícia nos jornais galegos, que defendem que “as novas portagens portuguesas prejudicam a Galiza” e que “vão ser uma barreira ao turismo”.


"As novas portagens portuguesas prejudicam a Galiza” é o título de uma notícia do jornal La Voz de Galicia, que escreve que “as vias rápidas do norte, até agora gratuitas, vão ter portagem” enquanto “surpreendentemente, nem a área de Lisboa nem a pujante zona turística do Algarve vão ser afectadas por esta taxa”.

Segundo o diário galego, “são os habitantes da zona norte do país, os mais castigados pela crise, que mais contribuem para a necessidade de receitas dos cofres públicos”, realçando que os galegos que se deslocam a Portugal para voar desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro ou passar férias vão ser igualmente prejudicados.

La Voz de Galicia entrevistou o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) que considera que a introdução de portagem nas SCUT “vai ser uma barreira ao turismo galego que optará por destinos onde não há esta confusão”.
PUB

Vinte e cinco anos depois do ataque às torres gémeas que chocou o mundo e marcou o dia 11 de setembro de 2001, o médico gastrenterologista, Paulo Pacheco, recorda a experiência de ter sido um dos primeiros médicos voluntários a chegar ao epicentro do Ground Zero