Autor: Lusa/AO Online
“Temos previsto no total da obra 166 milhões. Obviamente, temos a noção que existem materiais que estão a ficar mais caros e há candidaturas que não estamos a conseguir lançar pelo mesmo preço do ano passado. Isso é tudo um processo evolutivo”, afirmou Rui Terra, confirmando que já foram investidos 36 milhões na reconstrução do porto das Lajes das Flores.
O presidente da Portos dos Açores, a empresa pública regional responsável pela gestão portuária, falava aos jornalistas nas Lajes das Flores, depois da apresentação do projeto de requalificação do porto comercial da ilha, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Em outubro de 2019, o furacão Lorenzo destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, que voltou a ser afetado, em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade Efrain.
Rui Terra realçou que a obra do porto das Lajes pode ser agilizada caso o “processo de contratação financeira seja flexibilizado”, reiterando a intenção de concluir a reconstrução até 2028.
“[O que pode agilizar é] o processo de contratação financeira ser flexibilizado como foi na sequência do furacão Lorenzo. Neste momento ainda não estava categorizado desta maneira. Hoje tivemos a segurança por parte do senhor ministro que iria ser classificado dessa maneira, o que facilita os acessos aos financiamentos”, destacou.
Segundo disse, apesar dos prejuízos causados pela depressão Efrain, a intenção é “manter o ‘deadline’ [prazo] de cinco anos para a construção” do porto.
“Durante o primeiro trimestre deste ano prevemos lançar a candidatura para o projeto de execução do novo molhe. Avançando com isso, segue o cronograma normal que é cerca de cinco anos de obra. Vamos avaliando à medida que o mar for ajudando a construir”, destacou.
O responsável da Portos dos Açores revelou que foram concluídas as construções da ponte cais e da rampa ró-ró no porto das Lajes, estando a decorrer a edificação de um “molhe de emergência que neste momento já está mais de metade concluído”.
Em seguida, vai decorrer a “requalificação do terrapleno” e dos acessos do porto à vila.
Antes, em visita ao local, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, assegurou que existem verbas “suficientes” para a construção do porto das Lajes das Flores, Açores, mas reconheceu “dificuldades de operacionalização” e a necessidade de “acelerar” o processo.