Açoriano Oriental
"Alista-te por um dia" deu a conhecer as Forças Armadas às crianças açorianas

A iniciativa “Alista-te por um dia!” chegou, na última semana, às crianças das ilhas Terceira e Pico.


Autor: AO Online

Integrada no Programa de Divulgação das Forças Armadas na Região Autónoma dos Açores, esta iniciativa tem como objetivo transmitir aos jovens do 4.º ano os valores da Instituição Militar e da Cidadania, bem como  dar a conhecer as atividades mais relevantes das Forças Armadas portuguesas.

Na ilha Terceira, o programa contemplou atividades no Regimento de Guarnição n.º 1, que incluíram a cerimónia de içar e arriar da Bandeira Nacional, visita ao Circuito Histórico da Fortaleza de São João Baptista e à Exposição de Capacidades, na Parada de Serviços. Incluiu também visita à Base Aérea n.º 4, onde os jovens, além de visionarem um vídeo institucional das Forças Armadas, visitaram o Núcleo Museológico, o Quartel dos Bombeiros, a Torre de Controlo da Base, e tomaram contacto com as regras básicas da vida militar. Participaram nesta actividade cerca de 120 alunos das Escolas Básicas dos concelhos de  Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

Na ilha do Pico os alunos visitaram o NRP “Setúbal”, onde além da Cerimónia de Içar e Arriar da Bandeira Nacional, contactaram com os equipamentos e capacidades do navio na ponte , visionaram um vídeo, cuja temática é a segurança no mar. Incluiu também instrução de nós de marinheiro, palestra sobre primeiros-socorros e suporte básico de vida. Esteve simultaneamente patente no navio uma exposição de capacidades do Exército, onde houve lugar a demonstrações de armamento ligeiro, equipamento de protecção individual, topografia e sapadores, equipamento nuclear, biológico, químico e radiológico; foi também visionado um vídeo institucional das Forças Armadas.

Participaram nesta iniciativa cerca de 125 alunos das Escolas Básicas de São Roque, Lajes e Madalena.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados