Açoriano Oriental
Iluminações de Natal já estão a ser montadas no Funchal
A empresa Luxstar, à qual o Governo Regional da Madeira adjudicou as iluminações das Festas de Natal e Fim do Ano, iniciou hoje os trabalhos de montagem, envolvendo 60 funcionários e que ficará concluída a 08 de dezembro.
Iluminações de Natal já estão a ser montadas no Funchal

Autor: Lusa/AO Online

 

Nélio Pestana, um dos responsáveis da Luxstar, garantiu à agência Lusa que a empreitada vai cumprir o estipulado no caderno de encargos, mas não quis adiantar pormenores sobre a operação, dizendo que se trata de "um segredo de Estado".

No entanto, assegurou que [o projeto] "vai ficar bonito e as pessoas vão gostar", sublinhando que quem quiser tirar dúvidas basta passar pelas ruas do Funchal e ir vendo o que está a ser feito.

O contrato relativo à Construção dos Motivos Decorativos, Montagem e Desmontagem das Iluminações Decorativas nas Festas de Natal e do Fim do Ano de 2015 e nas Festas de Carnaval de 2016, na ordem dos 2 milhões de euros, foi visado na quarta-feira pela Secção Regional do Tribunal de Contas.

O Governo Regional da Madeira emitiu, a propósito, um comunicado onde refere que os trabalhos vão incidir sobre o património edificado, a botânica da cidade e as principais ruas da baixa citadina e do anfiteatro do Funchal, assegurando que o caderno de encargos será cumprido e que as iluminações natalícias vão ser inauguradas no dia 08 de dezembro.

As iluminações de Natal no Funchal têm andado envoltas em polémica desde 2014, ano em que se procedeu a uma mudança no seu figurino, a qual foi mal aceite e amplamente criticada pela população.

Este ano, a polémica centrou-se na adjudicação da empreitada. Numa primeira fase, o executivo madeirense avançou com o ajuste direto, atribuindo o projeto à empresa Luzosfera, mas depois esta foi notificada da revogação desse ato de adjudicação, tendo o sido explicado que a empresa "ofereceu preços díspares" nas propostas, "não cumpriu o prazo, andou a brincar com o Governo, não apresentou a caução", pelo que o projeto foi adjudicado ao segundo concorrente, a Luxstar.

No decurso do processo, o executivo regional emitiu um comunicado onde prometeu que em 2015/2016 as decorações, além de "muito mais coloridas", vão incluir elementos simbólicos do Natal, tradicionais da denominada "Festa" madeirense, "indo ao encontro do que é a vontade da população".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados