Açoriano Oriental
Governos dos Açores e Madeira assinam hoje dez protocolos com "caráter imediato"
Os governos dos Açores e da Madeira assinam hoje dez protocolos de cooperação, anunciou o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas açoriano, Rodrigo Oliveira, explicando que estes acordos têm caráter imediato
Governos dos Açores e Madeira assinam hoje  dez protocolos com "caráter imediato"

Autor: Lusa/AO Online

No final de uma reunião entre as delegações dos Açores e da Madeira, nas Furnas, concelho de Povoação, ilha de São Miguel, no âmbito de uma visita que o executivo madeirense está a realizar ao arquipélago dos Açores, Rodrigo Oliveira explicou que “foi possível chegar a acordo numa série de áreas e decidir a celebração de dez protocolos de cooperação”.

O governante adiantou que estes protocolos “consagram as condições regulamentares da cooperação que será implementada de imediato pelos dois governos com caráter prioritário”, versando sobre os domínios do artesanato, saúde e proteção civil, cultura, construção civil, pesca e aquicultura, vitivinicultura, recursos florestais, ambiente, juventude e assuntos europeus.

Rodrigo Oliveira adiantou que os acordos “foram fechados nos seus princípios, nas suas regras fundamentais” e vão ser “implementados com caráter prioritário, imediato", consagrando a "cooperação técnica e o espírito de amizade, de cooperação e de aproximação que preside a esta visita e que presidiu a estes trabalhos”.

Segundo o responsável, “todas as matérias, todas as áreas e os protocolos que foram trabalhados, sugeridos e apresentados foram alvo de um acordo de aperfeiçoamento, mas, sem dúvida, que houve uma grande consonância e convergência de posições”.

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira, Sérgio Marques, destacou, por seu lado, “o enorme espírito de abertura e concertação” no decurso dos trabalhos entre os membros dos dois governos regionais.

“Foi, de facto, uma reunião de trabalho muito produtiva”, declarou Sérgio Marques, realçando, ainda, o “espírito de imensa vontade de cooperação que põe em destaque a proximidade institucional” que os dois executivos estão a construir.

Sérgio Marques acrescentou que o objetivo é “continuar a cooperar”, pelo que “muito oportunamente também serão divulgadas esse conjunto de áreas” em que se pode prosseguir o esforço conjunto “de cooperação em termos futuros”.

A comitiva seguiu ontem  para a ilha do Pico, tendo agendadas para hoje  deslocações ao Faial e à Terceira.

Nesta última ilha, em Angra do Heroísmo, é assinada ao final do dia uma declaração conjunta entre os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira, Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque respetivamente, assim como os protocolos de cooperação, a que se segue um jantar oficial.

Acompanham Miguel Albuquerque no encontro nos Açores Sérgio Marques e os secretários regionais do Ambiente e Recursos Naturais, da Economia, Turismo e Cultura, e da Agricultura e Pescas, enquanto Vasco Cordeiro tem em permanência, além de Rodrigo Oliveira, a presença dos secretários do Turismo e Transportes, e da Agricultura e Ambiente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados