Açoriano Oriental
Governo dos Açores felicita Joel Neto por prémio da Associação Portuguesa de Escritores

O secretário regional da Cultura do Governo dos Açores congratulou o escritor açoriano Joel Neto pelo Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores (APE), anunciado na quarta-feira, atribuído pela obra “A Vida no Campo”.

Governo dos Açores felicita Joel Neto por prémio da Associação Portuguesa de Escritores

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado enviado à imprensa, o secretário Avelino Meneses felicitou Joel Neto mas também o júri "que, por unanimidade, lhe concedeu esta distinção, que é o reconhecimento da qualidade do trabalho, no caso literário, deste açoriano".

O júri constituído pelos professores universitários e investigadores Artur Anselmo, Cândido Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho, deliberou, por unanimidade, atribuir este galardão, bienal, ao escritor Joel Neto, pela obra de caráter autobiográfico "A Vida no Campo", revelou na quarta-feira a direção da APE.

Editada em 2016 pela Marcador, esta obra foi escolhida entre 51, de escritores portugueses, admitidas a concurso, publicadas em primeira edição, entre 2016 e 2018, nos domínios da biografia e autobiografia, de memórias e diários.

“A vida no campo” é um relato do autor sobre a sua mudança para o campo, mais concretamente para o lugar dos Dois Caminhos, na freguesia da Terra Chã, ilha Terceira, e a experiência de vida que daí resultou.

Ao fim de 20 anos em Lisboa, o escritor decidiu regressar às suas origens açorianas, na companhia da mulher, a tradutora Catarina Ferreira de Almeida, com o objetivo de ali ficar por alguns anos, em busca do ambiente que necessitava para a produção de um romance.

Terminado o prazo de regresso à grande cidade, as opções eram encontrar forma de parar o tempo ou assumir que era ali que queria viver em definitivo.

“Com a família canina formada, jardim e horta bem-cuidados, paisagem estonteante e vizinhos amáveis à volta, Joel e Catarina sorriem agora com melancolia e leveza ao pensar em quão serenos serão os anos da maturidade no campo”, lê-se no resumo da obra.

Nascido em 1974, Joel Neto é romancista e colunista, autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais “Arquipélago”, também dedicado aos Açores.

O prémio no valor de cinco mil euros tem o patrocínio, exclusivo, da Câmara Municipal de Castelo Branco e, nas suas cinco últimas edições, já galardoou “Diário Quase Completo”, de João Bigotte Chorão, “Biografia de Eça de Queirós”, de A. Campos Matos, “Tempo Contado”, de J. Rentes de Carvalho, “Acta Est Fabula – Memórias I”, de Eugénio Lisboa, e “Diário da Abuxarda 2007-2014”, de Marcello Duarte Mathias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados