Açoriano Oriental
Governo dos Açores anuncia reforço de 17 ME do Fundo de Coesão
O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, anunciou hoje que a Comissão Europeia autorizou um reforço de 17 milhões de euros do Fundo de Coesão para a região.
Governo dos Açores anuncia reforço de 17 ME do Fundo de Coesão

Autor: Lusa/AO Online

“Foi autorizado pela Comissão Europeia um reforço de 17 milhões de euros do Fundo de Coesão” para a região, afirmou Sérgio Ávila, citado numa nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano.

Segundo o governante, que hoje visitou a Central de Valorização Energética da Ilha Terceira, esta autorização resulta de diligências do Governo dos Açores e decorre do facto de que “a execução do fundo a nível nacional era mais baixa do que a que estava previsto”, pelo que havia “risco de se perderem fundos comunitários”.

Sérgio Ávila adiantou que o reforço de verbas tem, entre outras, a vantagem de apoiar o investimento na central energética, parte do qual seria financiado pelos municípios da ilha Terceira.

“Posso anunciar que este investimento passará a ser comparticipado a 100%”, assegurou o vice-presidente, destacando que deixa de ser necessário o esforço financeiro, com capitais próprios, dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, já que o Fundo de Coesão assegurará a totalidade dos 36 milhões de euros do investimento.

Para o responsável, esta operação evita que os dois municípios tenham, no futuro, um encargo na comparticipação no investimento, que iria totalizar cinco milhões de euros.

Os restantes 12 milhões de euros do reforço de 17 milhões de euros, hoje anunciado, constituirão “uma receita acrescida para o Governo dos Açores”, referiu Sérgio Ávila.

“No final deste quadro comunitário de apoio, esta é uma boa notícia”, considerou Sérgio Ávila, para quem não só os dois municípios ficam beneficiados, como todo o arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados