Açoriano Oriental
Governo dos Açores acompanha avaliação das propostas apresentadas para a instalação de porto espacial em Santa Maria

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da EMA-Espaço, está a acompanhar os trabalhos de análise da documentação apresentada pelos 14 consórcios internacionais que submeteram propostas no âmbito do processo de consulta internacional para a instalação de um porto espacial na ilha de Santa Maria.

Governo dos Açores acompanha avaliação das propostas apresentadas para a instalação de porto espacial em Santa Maria

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Os trabalhos, que arrancaram esta semana, estão a ser levados a cabo pelo painel de peritos da Comissão Internacional de Alto Nível para o Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites, coordenada por Jean Jacques Dordain, antigo Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia (ESA), adianta nota do executivo.

 

Para o secretário regional da Ciência e Tecnologia, a inclusão de empresas nacionais nos consórcios apresentados “é muito significativa” e representa “uma enorme mais valia, não só no âmbito da criação de valor, mas também no desenvolvimento e capacitação de recursos humanos”, disse citado em nota.

 

Gui Menezes referiu que o processo que agora se inicia é “o culminar da primeira fase do programa”, que terminou a 31 de outubro, e através do qual foi solicitado às empresas que se manifestassem, “caso tivessem interesse em garantir a possível integração num projeto que, a ser aprovado, possa permitir o desenvolvimento e a operação de uma nova geração de serviços de lançamento de satélites para o Espaço, a partir dos Açores”.  

 

No final dos trabalhos de avaliação, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da EMA-Espaço, e caso se verifiquem as condições necessárias, vai recomendar uma lista de candidatos a convidar para, eventualmente, participarem na segunda fase deste programa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados