Açoriano Oriental
Finançor compra totalidade da NSL Indústria
A Finançor Agro-Alimentar, S.A. adquiriu a totalidade do capital social da NSL - Nicolau Sousa Lima Indústria, SGPS, S.A.

Autor: Paula Gouveia
   Com a operação, a Finançor Agro-Alimentar passou a controlar as empresas Sociedade Açoreana de Sabões, S.A. (que actua no mercado dos alimentos compostos para animais, óleos alimentares, sabões e lixívias), Pondel - Avícola de Ponta Delgada, Lda. e Iziçor - Comércio Internacional de Carnes, Lda. (que actuam no mercado da carne de aves), e Agraçor - Sociedade Agro-Pecuária Açoreana, Lda (que actua no mercado da carne de suíno).

Conjugação de interesses
Segundo Romão Brás, da administração da empresa, havia interesse por parte do Grupo Bensaúde em alienar a  NSL Indústria, uma das sub-holdings do Grupo NSL SGPS, adquirida recentemente.
A Finançor Agro-Alimentar, por sua vez, tinha interesse na aquisição,  tendo em conta os desafios que um mercado  global coloca às empresas do sector agro-alimentar, nomeadamente no acesso a matérias-primas a preços competitivos.
 “Surgiu a oportunidade de adquirir a empresa que actua no mesmo sector de actividade” e a Finançor decidiu aproveitar a oportunidade, uma vez que o negócio “permite-nos ganhar alguma dimensão e encarar o futuro com outro optimismo, até porque ser pequenino é muito difícil hoje em dia”, explicou o responsável.
“O objectivo desta aquisição foi permitir a formação de um grupo de empresas com dimensão e capacidade para superar essas dificuldades e ao mesmo tempo responder às crescentes exigências legais, do ponto vista da segurança alimentar, ambiente e qualidade”, adiantou ainda.
Mas Romão Brás garante que, “para já, vamos manter todas as empresas a actuarem nos mercados onde estão”, com as suas marcas, infraestruturas e recursos humanos, bem como clientes e fornecedores. Admite que a aquisição “pode significar uma reestruturação, mas nunca a curto prazo”.
A  Autoridade de Concorrência foi notificada da operação de concentração em 31 de Julho e foi publicado o aviso no Diário de Notícias e Diário Económico, a 3 de Agosto.
A administração da Finançor prefere não divulgar os valores envolvidos no negócio.

Grupo reforçado
As quatro novas empresas juntam-se ao Grupo Finançor do qual fazem parte as empresas Finançor Agro-Alimentar, S.A., Noviçor - Novilhos dos Açores, S.A. (que se dedica à produção de carne de novilho); Altiprado – Empresa Agro-Pecuária da Achada das Furnas, S.A. (produção de leite); Granpon - Granja Avícola de Ponta Delgada, Lda (mercados da produção de pintos dos dia, produção de carne de frango e produção de ovos); Avigex – Sociedade de Empreendimentos Avícolas e de Frio, Lda.   (mercados da desmancha de carne de frango e comercialização de produtos alimentares frescos e congelados); e Parpran – Sociedade Imobiliária, S.A..
O Grupo Finançor detém também participações minoritárias, mas fazendo parte da administração, nas empresas Investaçor, SGPS, S.A. que detém e explora o Royal Garden Hotel, o Faial Resort Hotel, o Angra Garden Hotel e o Hotel Pico; e ainda na Bovimadeira – Exploração de Bovinos da Madeira, Lda..
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados