Evacuada mais uma cidade paquistanesa ameaçada pelas cheias

As autoridades paquistanesas estão a proceder à evacuação da cidade de Thatta, com 300 mil habitantes, ameaçada pelas cheias do rio Indus, no sul do país, desde há um mês devastado por inundações.


No norte e centro do Paquistão, as regiões mais afetadas no início das inundações, as águas estão a recuar, mas as chuvas torrenciais de monção provocaram cheias na região do Indus, obrigando milhões de pessoas a abandonaram as suas casas na província meridional de Sind.

Até ao momento, pelo menos 70 por cento da população já deixou Thatta.

As inundações no Paquistão causaram, desde finais de julho, pelo menos, 1539 mortos e atingiram entre 15 e 20 milhões de pessoas.

Na segunda feira, as Nações Unidas disseram que 800 mil pessoas encontram-se isoladas pela água e que são necessários, pelos menos, 40 helicópteros para as retirar das regiões afetadas.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações