Eurodeputado faz balanço satisfatório da revisão do POSEI

A banana e o açúcar foram os produtos que mais saíram beneficiados da revisão do POSEI. Leite será avaliado de cinco em cinco anos.


Esta semana terminaram as negociações entre o Parlamento Europeu, Conselho Europeu e Comissão Europeia, relativamente ao POSEI, subprograma que é um importante instrumento financeiro para o setor agrícola dos Açores.
Desta revisão nem o leite nem as carnes tiveram ganhos financeiros, no entanto, no que diz respeito ao leite, “tentamos que se introduzissem mecanismos de apoio”, afirmou o eurodeputado socialista Luís Paulo Alves.
Desta forma, até 2015 a Comissão Europeia vai ter a obrigação de analisar o setor do leite e depois proceder a essa avaliação de cinco em cinco anos. 
No que diz respeito a outros setores que foram reavaliados, segundo avançou Luís Paulo Alves numa conferência de imprensa, confirmou-se o aumento - já anunciado - de 40 milhões de euros especificamente para o setor da banana, cabendo aos Açores cerca de 100 mil euros.
Em consequência deste apoio, “estabeleceu-se o precedente para a realização de estudos para se perceber o impacto negativo dos acordos internacionais, com a compensação para o setor das bananas”, assim como a “obrigação de haver estudos de impacto com um capitulo específico para as Regiões Ultraperiféricas nos acordos internacionais e para as alterações da PAC”, esclareceu Luís Paulo Alves. 
 
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.