Açoriano Oriental
Eurodeputado faz balanço satisfatório da revisão do POSEI
A banana e o açúcar foram os produtos que mais saíram beneficiados da revisão do POSEI. Leite será avaliado de cinco em cinco anos.
Carregando o video...

Autor: Carla Ormonde
Esta semana terminaram as negociações entre o Parlamento Europeu, Conselho Europeu e Comissão Europeia, relativamente ao POSEI, subprograma que é um importante instrumento financeiro para o setor agrícola dos Açores.
Desta revisão nem o leite nem as carnes tiveram ganhos financeiros, no entanto, no que diz respeito ao leite, “tentamos que se introduzissem mecanismos de apoio”, afirmou o eurodeputado socialista Luís Paulo Alves.
Desta forma, até 2015 a Comissão Europeia vai ter a obrigação de analisar o setor do leite e depois proceder a essa avaliação de cinco em cinco anos. 
No que diz respeito a outros setores que foram reavaliados, segundo avançou Luís Paulo Alves numa conferência de imprensa, confirmou-se o aumento - já anunciado - de 40 milhões de euros especificamente para o setor da banana, cabendo aos Açores cerca de 100 mil euros.
Em consequência deste apoio, “estabeleceu-se o precedente para a realização de estudos para se perceber o impacto negativo dos acordos internacionais, com a compensação para o setor das bananas”, assim como a “obrigação de haver estudos de impacto com um capitulo específico para as Regiões Ultraperiféricas nos acordos internacionais e para as alterações da PAC”, esclareceu Luís Paulo Alves. 
 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados