EUA instam a “moderação” da China em exercícios militares junto a Taiwan

Os Estados Unidos instaram hoje a China a mostrar “moderação” no primeiro dia de manobras militares em torno de Taiwan, sublinhando que Washington está pronto a cumprir os seus compromissos em matéria de segurança na Ásia.



“Os nossos canais de comunicação com a República Popular da China permanecem abertos e nós sempre apelámos para a moderação e para não alterarem o ‘statu quo’”, declarou um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

“Estamos confiantes no facto de termos recursos e capacidades suficientes na região para garantir a paz e a estabilidade”, fez igualmente saber o porta-voz, acrescentando que os Estados Unidos estão a acompanhar “de perto as ações da China”.

Pequim realizou hoje no estreito de Taiwan um exercício de “cerco total” da ilha, no primeiro dia de manobras militares que durarão até segunda-feira, mobilizando pelo menos nove navios de guerra e 71 aviões militares, segundo o Ministério da Defesa de Taiwan.

Estas manobras estão a ser apresentadas como retaliação a um encontro recente nos Estados Unidos entre o presidente republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, e a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, que condenou “o expansionismo autoritário” da China.

Hoje, na rede social Twitter, Kevin McCarthy repetiu: “De forma alguma a China pode dizer-me onde posso ir ou com quem posso falar”.


PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região